google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Núcleo do vcan se desloca do norte do Nordeste, e aumenta a probabilidade de chuvas na região

O núcleo do vórtice ciclônico de altos níveis se deslocou dos estados do setor norte do Nordeste, com isso a probabilidade de chuva poderá aumentar no interior da Paraíba, Pernambuco, Rio grande do Norte e Ceará nos próximos dias, avalia o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar.

As regiões que estão sob a influência do olho ou núcleo do vórtice registram no máximo chuva bem isolada, e na maioria das vezes predominam as condições de céu claro com poucas nuvens afirma o estudioso. Já as regiões que ficam sob a influência da periferia e da borda leste do vórtice costumam registrar chuvas, desde que haja um outro sistema meteorológico de larga escala que forneça umidade para o mesmo. Os mencionados estados agora estão sob a influência da periferia do vórtice, e com isso as chances de chover nos próximos dias poderão ser maiores.

Dessa forma, desde o início de janeiro o interior dos estados citados acima estava sob a influência do olho ou núcleo do vórtice ciclônico, a partir do dia 11 conforme previu o estudioso Rodrigo Cézar, as chuvas isoladas iriam retornar ao setor norte do Nordeste, e aos poucos as condições para chuva na região iriam aumentar, previsão confirmada.

O estudioso também previu chuvas acima da média em janeiro no setor norte do Nordeste, algo que poderá se confirmar. 

Por: Rodrigo Cézar Limeira


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima