google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Número de atingidos sobe para 7,3 mil

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Depois de uma semana de chuvas intensas, cerca de 7,3 mil moradores do Rio Grande do Sul foram afetados por enchentes. Segundo boletim do governo do Estado, divulgado nesta segunda-feira, 23, são 6.258 desalojados e 1.071 desabrigados.

As precipitações afetaram 132 cidades, com 24 municípios instalando abrigos para acolher as famílias sem moradia. Na sexta-feira 20, os abrigos registraram 1.669 pessoas acolhidas, destacando a gravidade da situação em diferentes regiões do Estado.

Além disso, cerca de 733 pessoas e 139 animais foram resgatados pelas autoridades.

Na noite de domingo, 22, autoridades confirmaram a quarta morte relacionada ao temporal. O corpo de um homem de 59 anos foi achado em um carro submerso no rio Dourado, na cidade de Aratiba, próxima à divisa com Santa Catarina.

Consequências das chuvas no Rio Grande do Sul

Chuvas atingem o Rio Grande do Sul | Foto: Defesa Civil-RS/DivulgaçãoChuvas atingem o Rio Grande do Sul | Foto: Defesa Civil-RS/Divulgação
Chuvas atingem o Rio Grande do Sul | Foto: Defesa Civil-RS/Divulgação

A Defesa Civil relatou que o desaparecimento foi comunicado no sábado 21, mas investiga se o veículo foi levado pelas águas na quinta-feira 19, quando o homem cruzava uma ponte.

Uma pessoa segue desaparecida. Em Porto Alegre e cidades vizinhas, a tendência é de estabilidade, embora os níveis dos rios sigam elevados devido à chegada das águas do rio Jacuí, que provocou enchentes históricas em Cachoeira do Sul. Moradores das ilhas de Porto Alegre tiveram que deixar suas casas preventivamente.

Situação dos rios e riscos de novas enchentes

O rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, permanece acima da cota de inundação e ainda apresenta elevação. Outros rios da região, como o Ibirapuitã e o Ibicuí, mostram recuo nos níveis, mas continuarão altos nos próximos dias.

O vale do Caí está em alerta, pois o rio Caí, depois de recuar, pode novamente subir devido à chuva registrada na madrugada desta segunda-feira.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima