
Oscar Peterson era preto como os pretos dos Estados Unidos que inventaram o jazz, a mais rica e mais importante expressão da música popular do mundo. Mas, diferente deles, Peterson não era americano. Era canadense de Montreal.
Oscar Peterson, batizado Oscar Emmanuel Peterson, nasceu no dia 15 de agosto de 1925. Se estivesse vivo, teria completado 100 anos. Um dos maiores pianistas do jazz, Peterson morreu aos 82 anos, em dezembro de 2007.
Pianistas do jazz. A lista é interminável. Gosto de lembrar de dois que eram, a um só tempo, pianistas e bandleaders: Duke Ellington e Count Basie. Eram econômicos, mas isso não os diminui. Ellington, além de tudo, foi um dos maiores compositores americanos do século XX, transitando ali na fronteira entre o jazz e a música erudita.
Art Tatum, Thelonious Monk, Dave Brubeck, Bill Evans, Herbie Hancock, Keith Jarrett. São incontáveis. Oscar Peterson foi um deles. Mesmo sem ser revolucionário como Monk, ou moderno como Hancock, ou inventor como o Jarrett do Köln Concert.
Oscar Peterson foi um dos gigantes do jazz do século XX, o primeiro século do jazz. Seu senso de improvisação e sua velocidade ficaram como marcas profundas da sua assinatura.
[Jornal da Paraiba]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.