Lembrando a frase de Jonh Lennon em uma apresentação dos Beatles para a realeza no Royal Variety Performance, em 1963. “Vocês nos assentos baratos, batam palmas, O resto de vocês pode só chacoalhar suas joias.”
O São João de Patos, tradicionalmente um momento de união e alegria para a comunidade, foi palco de uma lamentável segregação social em sua última edição. Através de suas redes sociais, o comunicador, ativista cultural e político Jozivan Antero denunciou a divisão entre pobres e ricos nos festejos, comparando-a ao apartheid e outros regimes opressores.
Um Muro Invisível no Terreiro do Forró
O Terreiro do Forró, o coração da festa, foi dividido ao meio, impedindo que as pessoas de classes menos favorecidas se aproximassem do palco. Essa segregação espacial se estendia além da localização física, com restrições impostas aos vendedores ambulantes na área destinada aos mais pobres, enquanto no setor VIP, tudo era permitido.
A Indústria do Lucro e a Exploração do Povo
Jozivan critica a lógica do lucro acima de tudo, que transformou o São João em um evento elitista e excludente. A música nordestina e o forró raiz, pilares da cultura local, foram relegados a segundo plano, enquanto a farra dos camarotes e a venda de produtos a preços exorbitantes dominaram a cena.
Um Clamor por um São João do Povo
Apesar da decepção com a edição de 2024, o texto reconhece o sucesso do São João de Patos como um importante evento cultural para a região. O apelo, portanto, é por um retorno às raízes da festa, onde a alegria e a união do povo sejam os protagonistas, sem segregações ou humilhações.
Um Chamado à Ação
O texto se conclui com um pedido contundente: “Devolvam o nosso São João! Não tratem o povo assim! Pelo fim da segregação e humilhação no Terreiro do Forró!”. Um chamado à ação para que as autoridades e a comunidade se unam na luta por um São João mais justo e democrático, onde todos possam celebrar juntos a cultura e a tradição nordestina.
Marcelo Negreiros para mnegreiros.com
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.