Operação Policial na Paraíba Desarticula Esquema de Documentos Falsos para Criminosos

Esquema Revelado: Documentos Falsos para Criminosos na Paraíba

Uma **operação policial conjunta** na Paraíba desarticulou um esquema criminoso de emissão de documentos falsos, destinado a facilitar a vida de criminosos e organizações criminosas. Segundo a Polícia Civil, um **funcionário público** estaria no centro da operação, responsável por **fraudar informações** para a confecção de carteiras de identidade (RGs) falsas. A investigação aponta que o suspeito recebia pagamentos em troca da venda desses documentos.

Mecanismo da Fraude: Fotos e Informações Falsas

O delegado Victor Melo explicou o modus operandi do esquema, detalhando que o criminoso fornecia apenas a foto, enquanto o restante dos dados, como nome e impressão digital, eram completamente falsos. “O criminoso cedia apenas a foto, mas o nome era falso, a impressão digital era falsa, e assim a pessoa podia andar livremente em todo o território brasileiro sem ser incomodado”, afirmou Melo. O funcionário investigado, com acesso privilegiado à confecção dos documentos, inseria as informações fraudulentas e encaminhava o material para João Pessoa apenas para a impressão final.

Afastamento e Monitoramento do Servidor

A operação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Campina Grande, Barra de São Miguel e nos Postos de Identificação das prefeituras de Alcantil e Barra de São Miguel. O servidor público envolvido foi **afastado do cargo** e passará a ser **monitorado por tornozeleira eletrônica**. A Polícia Civil continua as investigações para apurar o possível envolvimento de outras pessoas no esquema de emissão de documentos falsos.

A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) e da Unidade de Inteligência Policial (UNINTELPOL), com o apoio do Ministério Público da Paraíba, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP).


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima