Oposição pede afastamento do presidente do São Paulo após esquema de camarotes
Um grupo de conselheiros da oposição do São Paulo, autodenominado “Salve o Tricolor Paulista”, protocolou um pedido de **afastamento imediato** do presidente Julio Casares. A solicitação, apresentada nesta segunda-feira (15), também pede o afastamento do superintendente de futebol, Márcio Carlomagno, e dos diretores Douglas Schwartzmann e Mara Casares. O motivo central para o movimento é a **revelação de um esquema de comercialização clandestina de camarotes** no estádio do Morumbi, em dias de shows.
Escândalo de camarotes abala a diretoria do São Paulo
A polêmica veio à tona após a divulgação de um áudio pelo site Ge, que detalha a operação ilegal. Douglas Schwartzmann, diretor-adjunto de futebol de base, **admitiu que ele e outras pessoas lucraram** com a situação e, em decorrência disso, pediu licenciamento de seu cargo. Mara Casares, ex-mulher do presidente e ex-diretora feminina, cultural e de eventos, também deixou sua função.
O foco da investigação é o camarote “3A”, localizado no setor leste do Morumbi, que nos documentos do clube é designado como “sala presidência”. A oposição argumenta que a proximidade física desses espaços com os gabinetes da presidência e da superintendência de futebol torna **praticamente impossível a ignorância do presidente** sobre os fatos.
Oposição exige transparência e afastamento cautelar
Em carta oficial, o grupo de oposição afirmou: “Torna-se praticamente impossível afastar a hipótese de ciência por parte do mandatário máximo do clube nos fatos noticiados, circunstância que impõe de forma indiscutível, o seu afastamento cautelar, em conjunto com seu Superintendente, dos respectivos cargos”. Os conselheiros já haviam solicitado a renúncia de Casares no final de novembro.
Para que o pedido seja formalmente encaminhado ao presidente do Conselho Deliberativo, Olten Ayres, são necessárias as **assinaturas de pelo menos 20% dos conselheiros**, o que equivale a 52 membros do Conselho. A oposição demonstra preocupação com a integridade e a gestão do clube diante das denúncias.
Carta da oposição detalha as acusações
A carta divulgada pelo grupo de oposição, datada de 15 de dezembro de 2025, expressa profunda consternação com a matéria publicada pelo portal Globo Esporte. Os áudios divulgados indicam o **envolvimento direto de Mara Casares e Douglas Schwartzmann** em um esquema “manifestamente vexatório” de desvio de receitas provenientes da comercialização de ingressos de camarotes do Estádio do MorumBis.
O documento ressalta que o camarote em questão está localizado à frente da sala da Presidência, local onde o próprio Julio Casares e Márcio Carlomagno trabalham diariamente. Diante deste cenário, a oposição reforça a necessidade do **afastamento cautelar de todos os envolvidos**, incluindo a diretoria e os conselheiros deliberativos Mara Casares e Douglas Schwartzmann, para garantir a lisura do processo investigativo.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
