Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, atual bispo de Campo Maior (PI), foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9) e marca o retorno de dom Francisco ao seu estado natal para assumir a nova missão pastoral.
Natural da cidade de Esperança (PB), dom Francisco é religioso da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas). Aos 56 anos, acumula uma trajetória marcada pela dedicação à Igreja e à comunicação. Ele também exerce o cargo de vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), posição que ocupa desde 2019.
Com formação em Filosofia e Teologia, dom Francisco foi ordenado sacerdote em sua terra natal, em 22 de julho de 2000. Em 2010, concluiu a graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, atuando em programas como o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda, e publicações como “Dom Helder Abrindo Caminhos”.
Sua nomeação como bispo de Campo Maior ocorreu em 2017, durante o pontificado do Papa Francisco, após exercer as funções de vice-provincial dos Redentoristas em Recife e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).
A Presidência da CNBB enviou uma saudação a dom Francisco, destacando a importância da nova missão e desejando bênçãos em sua caminhada à frente da diocese paraibana.
mnegreiros.com. com informações de Vatican news
Descubra mais sobre mnegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.