Mantendo viva uma tradição iniciada em 1954, a cidade de Patos realizará nesta quinta-feira da Semana Santa a emblemática Procissão dos Homens. A concentração acontece à meia-noite, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, ponto de partida para a caminhada que percorre as principais avenidas da cidade, ao som de cantos e orações.
A Procissão dos Homens surgiu da necessidade de conduzir o Caixão do Senhor Morto — que permanece durante todo o ano na Igreja da Conceição — até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia. É de lá que, na Sexta-feira Santa, a partir das 17h, parte a tradicional Procissão do Senhor Morto, seguida por inúmeros fiéis que rememoram a Paixão e Morte de Jesus Cristo, com esperança em sua ressurreição.
Os fundadores da Procissão foram Valdivino (sacristão), Valdim de Mizael, Faustino Vieira, Fernando Mocinha e Eduardo do Buffet São Jorge. Dentre os participantes assíduos ao longo das décadas, destacam-se nomes como Zezinho Pintor, Beca Palmeira, Fernando Soares, José Gayoso, Antônio Tranca-Rua, Codó, Rubens Palmeira, Nego Côco, Zé Neves, Afonso do Posto, Zequinha, Zé do Motor, Eudim do Tiro de Guerra, Carreiro, Bacalhau e Antônio Rafael.
Neste ano de 2025, o evento contará com apoio cultural reforçado: o Centro de Cultura Amauri abrirá suas portas para divulgar a história da Procissão. A ação é promovida pela FUNES, SECULT e Ponto da História, que distribuirão ao público um livreto especial abordando a evolução histórica desse marcante momento de fé na Capital do Sertão.
Informações de Romildo Sousa
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.