Pesquisadores apontam que dinossauros mais antigos do planeta podem estar na Amazônia

Escassez de estudos na região explicam porque nunca foram encontrados fósseis no local.

Um estudo publicado no periódico Current Biology indica a possibilidade dos dinossauros terem se originado próximo à Linha do Equador, na parte do sul da Pangeia ao supercontinente que existiu há 300 milhões de anos.

A publicação ressalta também que a origem dos dinossauros é amplamente debatida e que faltam estudos em determinadas regiões, o que torna possível que sejam encontrados fósseis na Amazônia ou onde hoje fica o deserto do Saara.


Você também pode se interessar:


Entenda o que diz o estudo

Os cientistas basearam-se em dados sobre os primeiros dinossauros conhecidos e utlizaram técnicas avançadas de modelagem para criar vários cenários de forma a simular a trajetória desde o dinossauro mais antigo até a origem do grupo. Os estudiosos levaram em conta lacunas no registro fóssil dos dinossauros e barreiras geográficas prováveis. A maioria das simulações sugeriu o surgimento dos répteis perto da Linha do Equador.

Segundo um dos autores do artigo, paleontólogos um fóssil de dinossauro na Amazônia ou no Saara pois pesquisas nessas regiões são escassas. A falta de fósseis nos locais faziam paleontólogos descartarem a possibilidade dos dinossauros terem se originado na região central do globo.

“Paleontólogos tendem a escavar regiões da Europa, América do Norte e, mais recentemente, China. Há várias regiões do planeta negligenciadas”, disse Heath, um dos autores, em entrevista à revista New Scientist.

Além disso, recentemente paleontólogos descobriram o fóssil mais antigo de um dinossauro equatorial e identificaram uma nova espécie dos sauropodomorfos, grupo dos três dinossauros mais antigos. A espécie inédita foi chamada de Ahvaytum bahndooiveche e serve como evidência das hipóteses trazidas nessa publicação.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima