A população de Patos, na Paraíba, está reclamando do atendimento da Casa da Cidadania com relação ao atendimento para a atualização, renovação e emissão da nova carteira de identidade. Desde as primeiras horas da manhã é possível registrar longas filas e pessoas se queixando de chegar de madrugada para arriscar pegar uma das 30 fichas distribuídas ao longo do expediente que vai das 08:00h às 14:00h.
Uma das principais queixas é a quantidade de fichas distribuídas. Com apenas 30 fichas, muitas pessoas acabam ficando sem atendimento, mesmo chegando cedo. Dona Maria Helena Gomes chegou uma hora da manhã e alega ser a segunda vez que isso acontece com ela. “Uma vez, cheguei aqui às três e meia e não consegui a ficha prá mim e meu filho”, disse.
Outra queixa é com relação à acomodação para espera do atendimento. As pessoas ficam na calçada do estabelecimento, levando sol o tempo todo. Isso é um problema principalmente para idosos e pessoas com deficiência.
O Ministério de Gestão e Inovação informou que a mudança no prazo para a obrigatoriedade da emissão da nova carteira de identidade atendeu a um pedido dos estados para a ampliação do tempo para a emissão do documento. Segundo dados do ministério, até dezembro, mais de dois milhões de novas carteiras de identidade já foram emitidas, com 13 estados já com o documento atualizado: Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A nova carteira de identidade traz uma série de melhorias em relação ao RG antigo. Ela é confeccionada em policarbonato, um material mais resistente, e tem um chip eletrônico que armazena informações como foto, impressão digital e assinatura.
A expectativa é que a nova carteira de identidade seja obrigatória para todos os brasileiros a partir de 2026.
Algumas sugestões para melhorar o atendimento na Casa da Cidadania de Patos:
- Aumentar a quantidade de fichas distribuídas por dia;
- Disponibilizar um local coberto para que as pessoas possam aguardar o atendimento;
- Implantar um sistema de agendamento online para que as pessoas possam escolher o dia e horário para o atendimento.
Essas medidas ajudariam a reduzir as filas e melhorar o conforto das pessoas que precisam emitir a nova carteira de identidade.
Tentamos contato com assessoria da Casa da Cidadania, mas o telefone não atendia. Disponibilizamos o espaço para o órgão, caso tenha interesse.



Marcelo Negreiros – blogdonegreiros.com
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.