Projeção indica que planos de saúde devem subir de preço no Brasil

Entenda a pesquisa que aponta alta de preços de planos de saúde no Brasil.

As mensalidades dos planos de saúde no Brasil podem ficar ainda mais caras nos próximos anos, segundo projeção publicada por especialistas em economia e saúde. O estudo aponta que o custo de serviços de saúde privados, incluindo consultas, exames, internações e medicamentos, está sob pressão crescente, fator que tende a elevar os preços dos convênios para os consumidores no futuro próximo.

Sobre o aumento dos preços dos planos de saúde no Brasil

A análise que fundamenta essa previsão foi publicada no Global Medical Trends, da corretora internacional Willis Towers Watson (WTW), e foi conduzida com 346 seguradoras em 82 países e contou com dados de 139 corretoras da WTW, abrangendo ao todo 91 países, utilizando o PIB per capita como critério de ponderação. 

Segundo o levantamento, a inflação nos planos de saúde brasileiros deve alcançar 11,1% e permanecer em 11% ao longo de 2026. Para o restante da América Latina a previsão é ainda maior, chegando a 11,9%. A pesquisa ainda aponta que 34% das seguradoras de saúde acreditam que esse aumento de preços nos custos médicos deve continuar pelos próximos 3 anos. 

A evolução dos preços dos planos de saúde ocorre em um cenário no qual os reajustes anuais já vinham sendo significativos nos últimos anos e historicamente acima da inflação geral. Levantamentos independentes mostram que, ao longo das últimas duas décadas, o preço dos convênios médicos cresceu de forma muito superior à variação de preços ao consumidor, um indicativo das pressões de custo persistentes no setor. 

A pesquisa culpa fatores como a alta do dólar, o uso indiscriminado de serviços e exames médicos por beneficiados e a incorporação de novas tecnologias de alto custo aos serviços oferecidos como possíveis culpados pelos aumentos.


Se você se interessa por saúde e temas que afetam o seu dia a dia, a revista Seleções traz reportagens confiáveis e completas mensalmente. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos de qualidade.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima