PT e PSB acionam PF por bandeira dos EUA na Paulista

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pediram à Polícia Federal (PF) investigação sobre o uso de uma bandeira dos Estados Unidos durante a manifestação na Avenida Paulista, no último domingo, 7. 

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) alegam preocupação com o possível envolvimento estrangeiro no ato. O documento sugere que a legislação brasileira pode ter sido violada, já que proíbe partidos políticos de receberem recursos do exterior.

Alegações do PT e do PSB

No pedido, os parlamentares afirmam que qualquer apoio logístico ou cessão de itens por entidades estrangeiras em eventos políticos no Brasil configura infração.

O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias: reação proporcional | Foto: Lula Marques/Agência BrasilO líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias: reação proporcional | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) | Foto: Divulgação/Câmara dos DeputadosDeputado federal Pedro Campos (PSB-PE) | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

“Não se trata de gesto inocente”, afirmam os deputados na solicitação. “Mas de parte de uma engrenagem de alinhamento da ‘extrema-direita’ brasileira a interesses estrangeiros, visível no apoio a sanções contra o país.”

O texto também mostra que a mesma bandeira teria sido exibida em evento da NFL na última sexta-feira, 5, na Neo Química Arena, em São Paulo. Para os deputados, a proximidade das datas, semelhança do objeto e a complexidade do transporte reforçam a hipótese de que o item possa ser o mesmo nos dois eventos.

Medidas solicitadas à Polícia Federal

O pedido direcionado à PF inclui a realização de perícia em imagens, rastreamento da origem e transporte da bandeira, depoimento de representantes da NFL Brasil e dos organizadores do ato.

Leia mais: “O PT é analógico”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 261 da Revista Oeste

Os deputados também querem investigação sobre possível financiamento externo. Além disso, solicitaram o envio do assunto à Procuradoria-Geral da República caso haja envolvimento de pessoas com foro privilegiado.

Leia também:

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima