[Editado por: Marcelo Negreiros]
Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB) pediram à Polícia Federal (PF) investigação sobre o uso de uma bandeira dos Estados Unidos durante a manifestação na Avenida Paulista, no último domingo, 7.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os deputados federais Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) alegam preocupação com o possível envolvimento estrangeiro no ato. O documento sugere que a legislação brasileira pode ter sido violada, já que proíbe partidos políticos de receberem recursos do exterior.
Alegações do PT e do PSB
No pedido, os parlamentares afirmam que qualquer apoio logístico ou cessão de itens por entidades estrangeiras em eventos políticos no Brasil configura infração.
“Não se trata de gesto inocente”, afirmam os deputados na solicitação. “Mas de parte de uma engrenagem de alinhamento da ‘extrema-direita’ brasileira a interesses estrangeiros, visível no apoio a sanções contra o país.”
O texto também mostra que a mesma bandeira teria sido exibida em evento da NFL na última sexta-feira, 5, na Neo Química Arena, em São Paulo. Para os deputados, a proximidade das datas, semelhança do objeto e a complexidade do transporte reforçam a hipótese de que o item possa ser o mesmo nos dois eventos.
Medidas solicitadas à Polícia Federal
O pedido direcionado à PF inclui a realização de perícia em imagens, rastreamento da origem e transporte da bandeira, depoimento de representantes da NFL Brasil e dos organizadores do ato.
Leia mais: “O PT é analógico”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 261 da Revista Oeste
Os deputados também querem investigação sobre possível financiamento externo. Além disso, solicitaram o envio do assunto à Procuradoria-Geral da República caso haja envolvimento de pessoas com foro privilegiado.
Leia também:
[Oeste]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


