PT orienta Lula a evitar desfile eleitoral em homenagem a ele

Lula é aconselhado a não focar no desfile que o homenageia no Carnaval

Apesar de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter rejeitado, por unanimidade, o pedido do Partido Novo para impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT recomendou que o presidente evite manifestações de cunho eleitoral durante o evento. A escola de samba será a primeira a se apresentar no domingo, 15, após ser promovida da segunda divisão dos desfiles cariocas.

Estratégia para evitar propaganda antecipada

Fontes próximas ao governo indicam que Lula foi orientado a prestigiar o desfile de outras escolas de samba, além daquela que o celebrará. O objetivo é transmitir a imagem de que o presidente compareceu à Sapucaí para prestigiar o Carnaval como um todo, e não apenas a apresentação que exalta suas gestões. A equipe jurídica do governo considera que não há impedimentos para a participação da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, que deve desfilar em um carro alegórico, pois ela não ocupa cargo público.

TSE mantém ação, mas desfile ocorrerá

O TSE entendeu que não é possível reconhecer abuso de poder de forma preventiva, antes da ocorrência dos fatos e da formalização de eventual candidatura. No entanto, a ação movida pelo Partido Novo continua em andamento e pode resultar em punições caso o desfile da Acadêmicos de Niterói viole alguma norma eleitoral. A escola de samba, que estreia na elite do carnaval carioca, tem previsão de iniciar sua apresentação por volta das 22 horas, com tempo máximo de 1 hora e 20 minutos para percorrer os 560 metros da passarela do Sambódromo.

Contexto político e Carnaval

A decisão do TSE ocorre em um momento de intensa articulação política, com Lula buscando apoio para a reeleição de Humberto Costa ao Senado e disputas acirradas pelo governo de Pernambuco. O desfile, embora homenageie o presidente, se insere no contexto festivo do Carnaval, e a estratégia adotada visa equilibrar a celebração com as normas eleitorais, evitando qualquer caracterização de propaganda antecipada.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima