Quanto tempo dura a gestação de um gato?

Descubra quanto tempo dura a gestação felina, os principais sinais e cuidados essenciais para garantir o bem-estar da sua gata.

Se você tem uma gata não castrada em casa, reconhecer os sinais de gravidez e entender como a gestação funciona é fundamental para garantir sua saúde! A gestação de animais é diferente da dos humanos, o que muitas vezes gera dúvidas. 

Porém, uma semelhança com a gravidez humana é que as gatas também precisam de cuidados especiais durante esse período. Pensando nisso, nós te explicamos a duração média da gestação de um gato, sinais de gravidez e dicas práticas para cuidar da sua gatinha nesse momento especial.

Como descobrir se uma gata está grávida?

O primeiro passo para cuidar da gata e se preparar para a chegada dos filhotes é saber se ela está grávida. Nesse sentido, a gravidez ocasiona mudanças físicas e emocionais, então fique atento aos seguintes sinais: 

  • Aumento no volume da barriga;
  • Aumento no volume das mamas;
  • Vermelhidão nas mamas;
  • Ganho de peso;
  • Construção de ninhos;
  • Sonolência;
  • Aumento do apetite;
  • Maior carência e apego aos tutores;
  • Comportamento arisco;
  • Episódios de vômito.

Nem todos esses sintomas podem se manifestar na sua gatinha, e alguns são mais comuns nas fases mais avançadas da gravidez. Logo, o ideal é que você leve-a ao veterinário assim que suspeitar ela está esperando filhotes. Apenas o médico é capaz de confirmar a gravidez, através de exames como a ultrassonografia.

Quanto tempo dura a gestação felina e quais os cuidados essenciais?

A gestação das gatas é relativamente curta, durando entre 63 e 67 dias. Então, nesses dois meses é muito importante que você esteja preparado para oferecer tudo que ela pode precisar! Busque orientações com o veterinário de costume, especialmente se ela tiver alguma necessidade especial. 

  • Tenha cuidado com a alimentação: a sua gatinha precisa seguir uma dieta altamente nutritiva para assegurar que os filhotes se desenvolvam corretamente. Ao mesmo tempo, é necessário cautela para que ela não fique obesa. Portanto, esse é um dos aspectos mais relevantes para conversar com o veterinário. Esteja ciente de que qualquer mudança na ração precisa ser feita devagar e com acompanhamento.
  • Prepare um local de descanso bem confortável: especialistas explicam que a gata passa a maior parte do dia deitada, e muitas vezes ficam no ambiente que consideram seguro até a hora do parto. Nada mais justo então do que oferecer uma caixa bem forrada ou uma boa caminha.
  • Respeite o comportamento da gata: caso a gata fique mais quietinha e isolada, evite carinhos. Desrespeitar suas vontades pode estressá-la, o que faz mal para a mãe e para os filhotes. 

Por fim, dedique a atenção adequada aos exames e possíveis medicamentos prescritos para que tudo ocorra da melhor forma possível! Não hesite em fazer perguntas se tiver alguma dúvida, e claro, aproveite o crescimento da sua família. 

Não deixe de conferir também nossas outras matérias sobre pets, e conte sempre com a Seleções para cuidar bem daquilo que importa para você!

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima