[Editada por: Marcelo Negreiros]
Sucedeu a Paulo José da Costa Júnior, que sucedera a Odilon da Costa Manso, que por sua vez preencheu a vaga de Leonardo Arroyo. Antes Ibrahim de Almeida Nobre, Plínio Barreto, José de Freitas Vale, Roberto Simonsen e Álvaro Guerra, até chegar ao fundador José Luís de Almeida Nogueira. Duailibi enaltecia esses nomes: “Detalhadamente, cada uma das históricas 40 cadeiras guarda nomes que estarão para sempre, através dos romances, na poesia, nos contos e crônicas, inscritos, indelevelmente, na trajetória literária de São Paulo. Cada qual tem um enredo particular e vida própria, ao mesmo tempo que todas fecham, como numa grande corrente, um modelo de perenização e promoção das respectivas obras, muitas vezes já em ambiente digital. É, para mim, uma honra, um grande orgulho, um prazer inenarrável ter sido um dia escolhido como um dos membros da APL”.
Como escritor, escreveu “Criatividade & Marketing”, com Harry Simonsen Júnior, livro que apresentou o conceito de régua heurística e a relevância de investir na criatividade em todos os setores empresariais. Como leitor voraz, editou coleções de citações, que se chamaram inicialmente “Phrase Book”. Publicou “Cartas a um jovem publicitário”, em parceria com Marina Pechlivanis a coleção “Ideias Poderosas” com seleção temática de citações e uma nova edição de “Criatividade & Marketing”, com versão digital da régua heurística.
Recebeu a honraria da Ordem do Mérito Militar no grau Comendador Especial no ano 2000 do Presidente Fernando Henrique Cardoso e foi promovido a Grande-Oficial em 2003, pelo Vice-Presidente José Alencar.
O convívio na Academia Paulista de Letras durante dez anos, pois tomou posse em 2015, permitiu aos integrantes dessa Casa de Cultura experimentar o elevado grau de comprometimento ético e afetivo de Roberto Duailibi com a Instituição que em 2025 chega aos seus cento e dezesseis anos. Roberto era o primeiro a se propor a financiar eventos, a encontrar patrocinadores para as realizações de uma entidade que não tem renda e inclusive a repor a porcelana e cristais que o tempo se encarrega de fazer desaparecer.
[Por: Estadão Conteúdo]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.