[Editada por: Marcelo Negreiros]
O Centro de Mídia Internacional do Brics, no Rio de Janeiro, virou espaço para propaganda política neste domingo, 6. Uma representante da delegação russa circulou com fotos do presidente Vladimir Putin e uma bandeira da Rússia no espaço destinado a jornalistas. Ela exibiu dois quadros de Putin, um deles com uma frase ameaçadora atribuída ao líder russo: “Quem nos ofender não viverá três dias”.
A mulher identificou-se como Ekaterina Nadolskaia, editora-chefe do site Russia News. Credenciada pela organização, ela tirou fotos com outras pessoas e disse que veio de Moscou para o Brics, e também participou do G-20 no Rio, em novembro passado.

Russos fazem propaganda com quadros de Putin e até ameaça no Brics: ‘Quem nos ofender não viverá’ Foto: Felipe Frazão/Estadão

Russos fazem propaganda com quadros de Putin e até ameaça no Brics: ‘Quem nos ofender não viverá’ Foto: Felipe Frazão/Estadão
Entidades internacionais, como a Repórteres Sem Fronteiras, denunciam um recrudescimento da liberdade de imprensa na Rússia. Segundo a RSF, há 50 profissionais de mídia detidos na Rússia atualmente. O país ocupa a posição de número 171 de um ranking com 180 países a respeito da liberdade de exercício do jornalismo.
Veículos de imprensa ocidentais foram banidos, e há restrições legais em vigor que determinam como se deve tratar da guerra, segundo ativistas exilados. Quem desafia as regras é tachado como agente estrangeiro ou organização indesejada em solo russo. O governo da Rússia argumenta que toma decisões com base em violações concretas da lei.
[Por: Estadão Conteúdo]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.