Saiba qual o peso ideal para o estudante carregar na mochila

O coordenador de Fisioterapia da UNINASSAU João Pessoa dá dicas para evitar lesões na coluna pelo excesso de peso

É comum as crianças e adolescentes ficarem animados e ansiosos com o início do ano letivo e isso pode acabar refletindo no excesso de material escolar levado pelos alunos para a escola. O peso excessivo dos materiais torna-se prejudicial para a coluna e postura o que pode desencadear uma série de lesões preocupantes para o desenvolvimento corporal, principalmente, para os grupos desta faixa-etária que estão passando pelo processo de crescimento constante, além de ser algo rotineiro, tornando-se uma ação repetitiva.

Com isso, o coordenador do curso de Fisioterapia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa, Júnior Santana, explica quais são as complicações que podem acontecer e qual deve ser o peso ideal para cada mochila. “Escoliose, hipercifoses e hiperlordoses são os principais problemas que podem surgir e contribuir para a má formação da coluna. Para isso não acontecer, o volume aceitável deve, pelo menos, ser 10% do seu peso corporal. Então, por exemplo, para uma criança e um adolescente de 40 e 60 quilos, respectivamente, o apropriado é carregar 4kgs e 6kgs na mochila estudantil”, informa.

O especialista ainda alerta para os cuidados que os pais devem ter na hora de comprar uma nova bolsa ou mochila e ressalta que é preciso evitar modelos com alças de um lado só do ombro pois o indicado é que o peso seja distribuído nos dois lados. “É necessário se atentar aos detalhes da mochila, pois existem modelagens que não são apropriadas para a postura, principalmente tratando-se de um público que não presta atenção a isto. É muito fácil a pessoa ir se adaptando a má postura, apesar do desconforto ocasional”, pontua o coordenador.

Assessoria


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima