Em uma matéria publicada no Jornal da Paraíba, na coluna “Pleno Poder”, o jornalista João Paulo Medeiros e o autor Pedro Pereira apresentam uma avaliação dos festejos juninos deste ano eleitoral, que se tornaram um ponto de interesse político.
Os festejos juninos na Paraíba não atraem apenas os amantes do forró, mas também chamam a atenção de figuras políticas em nível nacional. Além das articulações naturais que continuam ocorrendo em preparação para as eleições municipais de outubro, o estado tem sido palco de discussões entre parlamentares, atentos às movimentações no Congresso Nacional.
No último sábado, em Campina Grande, os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP) e Romero Rodrigues (Podemos) receberam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Na sexta-feira, a convite de Hugo Motta (Republicanos), Lira já havia visitado Patos. Durante as conversas, além de discutirem a riqueza cultural da Paraíba, certamente abordaram as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados, que ocorrerão no início de 2025.
Lira continua buscando alianças para apoiar seu sucessor, o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que também está presente no estado paraibano. O apoio de Aguinaldo e Romero é de extrema importância para Lira, uma vez que ambos são líderes influentes no Legislativo nacional.
Além da redução das atrações musicais nos tradicionais festejos juninos, agora também se observa a apropriação desse valor cultural pelos políticos. Quem sabe na próxima edição, até o Supremo Tribunal Federal tira proveito dessa data histórica para a cultura.
mnegreiros.com com Jornal da Paraíba
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.