A Série A do Campeonato Brasileiro tem oito jogadores que já atuaram no futebol paraibano. Alguns se destacaram no futebol paraibano e atualmente não são protagonistas na elite do futebol brasileiro. Por outro lado, tem casos de jogadores que foram bem na Paraíba e também seguem indo bem, agora na 1ª divisão.

O Bahia e o Ceará são os clubes da Série A que mais conta com jogadores que já aturam no futebol paraibano. Ambos têm dois, cada. A lista ainda tem atletas no Mirassol, Santos, Juventude e Sport. Veja abaixo os nomes e relembre as passagens dos jogadores na Paraíba.
Tiquinho Soares, artilheiro no CSP
O mais famoso dos jogadores que atuaram no futebol paraibano e estão na Série A é certamente Tiquinho Soares, de 34 anos, hoje no Santos. O jogador se destacou, ainda no início da carreira, com a camisa do CSP, em 2013.

No mesmo ano, se transferiu para o Treze para disputar a Série C, mas não conseguiu se firmar e foi bastante criticado. O jogador estourou em Portugal, com a camisa do Porto. Ele ainda acumula passagens pela base do Sousa e do Botafogo-PB.
Ex-Treze e Ex-Campinense no Bahia
O Bahia conta com dois jogadores que tiveram passagens no futebol paraibano, mais precisamente em Campina Grande. O volante Rezende, de 30 anos, teve uma rápida passagem pelo Galo na Série C e no estadual de 2020, sendo inclusive campeão paraibano, mas sem grande destaque. No Bahia encontrou o bom futebol e está na quarta temporada pelo Tricolor.

Já Erick Pulga, de 24 anos, dá para dizer, mudou da água para o vinho. O atleta esteve no elenco do Campinense em 2022, jogou 18 partidas, mas era altamente contestado e pouco foi titular.
Nos dois anos seguintes, detonou no Ceará, passou a ser um importante jogador do Vozão e chamou atenção do Bahia, que lhe contratou em 2025. Se destacou também no Tricolor, mas acabou se lesionando e está fora de combate no momento.

Entre alvinegros
O Ceará também conta em seu elenco atual com dois jogadores que já atuaram no futebol da Paraíba. O volante Richardson, de 33 anos, jogou no Treze no início da carreira, em 2013. Não teve grande destaque.

Diferente do seu atual companheiro, o zagueiro William Machado, de 28 anos, que brilha no Ceará e também brilhou no Botafogo-PB. Machado foi defensor do Belo em 2021, atuou em 40 jogos pelo clube e fez uma ótima temporada pelo clube paraibano.
Depois saiu para o Operário-PR, onde manteve a sua formidável regularidade, chamando atenção do Ceará em 2025, onde vem também se destacando, na sua primeira temporada pelo Vozão.

Mandaca, Aderlan e Leonan
Fecham a lista os jogadores Mandaca (Juventude), Aderlan (Sport) e Leonan (Mirassol). Mandaca, de 23 anos, foi formado na base do CSP e jogou no profissional do clube, em 2020. Um ano antes, estreou no profissional com a camisa do São Paulo Crystal.

Aderlan, que estava no Santos, acertou com Sport. Aos 34 anos, já atuou no Treze e no Campinense. Natural de Campina Grande, o jogador vestiu a camisa da Raposa em 2010 e a camisa do Galo em 2011 e em 2012.
Já o zagueiro Leonan Santos, de 25 anos, que está no Mirassol, mas ainda não atuou pelo clube paulista, jogou pelo Treze no ano passado.
[Jornal da Paraiba]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.