Toffoli autoriza busca na 13ª Vara de Curitiba, berço da Lava Jato

Nova fase na Lava Jato

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (3) a realização de buscas na 13ª Vara Federal de Curitiba, unidade judicial que foi o epicentro da operação Lava Jato. A ação, executada pela Polícia Federal, atende a um pedido no âmbito de denúncias apresentadas pelo empresário e ex-deputado Tony Garcia, que alega ter sofrido supostos abusos por parte do ex-juiz e atual senador Sérgio Moro.

Denúncias de Tony Garcia

Segundo as acusações de Tony Garcia, Sérgio Moro teria o coagido a realizar gravações ilegais contra diversas autoridades. Garcia afirma ter atuado como um tipo de “infiltrado” de Moro desde o caso Banestado, no final de 2004, estendendo sua atuação até o período da Lava Jato, que teve seu encerramento oficial em 2021. As diligências desta quarta-feira visam apurar os fatos relatados nas denúncias, que também citam os doleiros Vinicius Claret (Juca Bala), Dario Messer e Claudio Fernando Barbosa de Souza.

Posicionamento das partes

A Justiça Federal em Curitiba informou que não irá se manifestar sobre o caso. O portal Estadão buscou o posicionamento de Sérgio Moro, que em ocasiões anteriores, quando surgiram denúncias semelhantes de Tony Garcia e do advogado Rodrigo Tacla Duran, rejeitou veementemente as acusações. Esta é a segunda operação de busca autorizada por Dias Toffoli na 13ª Vara Federal de Curitiba neste ano, reforçando o escrutínio sobre as operações realizadas na unidade.


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima