[Editado por: Marcelo Negreiros]
Os presidentes Donald Trump (Estados Unidos) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) vão se encontrar na Casa Branca, na segunda-feira 18.
A reunião ocorrerá depois de negociações com Vladimir Putin, no Alasca.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Conforme a agenda, Trump e Zelensky discutirão alternativas para encerrar a guerra, que já dura três anos.
Sugestão de novo formato de diálogo
Em publicação no X, Zelensky sugeriu que uma reunião entre os três países poderia ser viável. “Apoiamos a proposta do presidente Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia”, escreveu. “A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso. Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump em Washington, D.C., para discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra. Sou grato pelo convite.”
We had a long and substantive conversation with @POTUS. We started with one-on-one talks before inviting European leaders to join us. This call lasted for more than an hour and a half, including about an hour of our bilateral conversation with President Trump.
Ukraine reaffirms… pic.twitter.com/64IPVhtFaB
— Volodymyr Zelenskyy / ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) August 16, 2025
Ontem, após uma reunião de três horas com Putin, Trump telefonou para Zelensky e líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Eis os nomes:
- o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz;
- o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer;
- a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
- o presidente da Finlândia, Alexander Stubb;
- o presidente da Polônia, Karol Nawrocki; e
- o presidente da França, Emmanuel Macron.
Trump relatou avanços nas negociações e afirmou que ainda restam pontos importantes por resolver. “Houve acordos em muitos pontos”, disse o presidente dos EUA. “Restam apenas alguns poucos, alguns não são tão significativos. Um é provavelmente o mais significativo. Ainda não chegamos lá, mas fizemos algum progresso. Há boas chances de chegar lá. Putin quer parar de ver pessoas serem mortas.”
A conversa entre Trump e Putin


Trump e Putin discutiram possíveis avanços diplomáticos para encerrar o conflito na Ucrânia.
Com o término da reunião, ambos destacaram a importância do diálogo e evidenciaram a intenção de prosseguir com novas conversas.
Apesar das tratativas iniciais, não houve anúncio de cessar-fogo para o conflito.
O painel por trás dos líderes de duas das maiores potências do mundo dava sinal de boa notícia. Diante do slogan “Pursuing Peace” (“Em Busca da Paz”), Trump e Putin protagonizaram um momento histórico de aproximação, em uma época marcada por desavenças.
Leia também: “Como as democracias morrem”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 283 da Revista Oeste
Depois de mais de duas horas de conversas, cercadas de expectativas, os líderes anunciaram, em coletiva, que as negociações para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia efetivamente começaram, embora ainda sem um acordo definitivo.
[Oeste]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.