[Editada por: Marcelo Negreiros]
O presidente do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PI), apoiou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e disse que “um dia teremos um presidente com a estatura” do político. A manifestação ocorreu nesta quinta-feira, 24, por meio do X (antigo Twitter) e foi feita após críticas de Eduardo Bolsonaro ao político.
“Vai chegar um dia de termos um presidente com a estatura de Jair Bolsonaro (PL) ou Tarcísio de Freitas. Enquanto Lula só lacra e só pensa em como tirar proveito eleitoral da crise com os EUA, Tarcísio prova que seu compromisso é com a seriedade e com a solução”, escreveu o senador.
A publicação de Nogueira foi feita após Tarcísio anunciar uma linha de crédito subsidiada para exportadores, com o objetivo de mitigar os efeitos das taxas de 50% aos produtos nacionais impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Ciro Nogueira apoiou o governador de São Paulo repetidas vezes após os atritos que surgiram com a imposição do tarifaço. Foto: Pedro França/Agência Senado
Anteriormente, o líder do PP já havia dito em entrevista ao Estadão que “Tarcísio saiu maior após o tarifaço de Trump”, fazendo referência aos esforços do governador em minimizar o impacto da sanção em São Paulo. Para Nogueira, o papel da direita agora é atuar na negociação contra o tarifaço, assim como o governador fez.
Tarcísio e Eduardo Bolsonaro vivem embates
O tarifaço de Donald Trump criou um racha na direita. Enquanto o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) defende o uso das taxas como um instrumento para obter anistia para os réus pela tentativa de golpe de Estado, incluindo seu pai, Tarcísio tenta reverter a taxação para evitar prejuízos econômicos.
O filho do ex-presidente criticou os esforços de Tarcísio e chegou a dizer que o governador pratica “subserviência servil às elites” ao buscar maneiras de evitar as taxas sem pedir anistia.
Nogueira também criticou a postura do deputado federal e disse que “é um direito dele (fazer críticas), mas é um erro. Eu divirjo completamente (de Eduardo). Nenhum brasileiro pode aplaudir aumento de tarifa contra o nosso país”.
Jair Bolsonaro também interferiu nos atritos entre seu filho e o governador de São Paulo, o ex-presidente afirmou que “pacificou” o conflito.
Porem, Eduardo voltou a criticar Tarcísio nesta quinta. Via X, o deputado questionou “por que o Tarcísio mantém como vice-líder uma pessoa do MBL (deputado Guto Zacarias), um grupo que defende a minha prisão, a prisão de meu pai, a prisão de jornalistas exilados, gente que ficou anos sem ver os filhos como o Allan dos Santos?”.
[Por: Estadão Conteúdo]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.