google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Uma Incrível Máquina Chamada Smartphone

A Incrível Máquina Chamada Smartphone

Você já parou para pensar em como o smartphone é uma máquina fantástica? Ele é um pequeno aparelho que cabe na palma da sua mão, mas que tem mais poder de processamento do que os primeiros computadores que ocupavam salas inteiras. Ele é capaz de se conectar com o mundo inteiro, através da internet, e te oferecer uma infinidade de serviços, informações e entretenimento. Ele é uma câmera, um gravador, um GPS, um relógio, um despertador, um calendário, uma agenda, um jogo, um livro, uma revista, um jornal, um rádio, uma TV, um telefone, um e-mail, um chat, uma rede social, uma carteira, um banco, uma loja, um tradutor, um assistente, e muito mais. Ele é uma máquina que aprende com você, que se adapta às suas preferências, que te reconhece pela voz, pelo rosto, pela digital. Ele é uma máquina que te acompanha em todos os momentos, que te ajuda a resolver problemas, que te diverte, que te informa, que te comunica, que te aproxima de quem você ama.

Em nossas mãos, repousa uma incrível máquina, um portal para o mundo e uma ferramenta de poder inimaginável: o smartphone. Mais do que um mero dispositivo de comunicação, ele se tornou uma extensão de nós mesmos, um companheiro inseparável que nos acompanha em cada passo da vida.

Para mim que sou jornalista, viajo o mundo através de suas imagens, me informo de tudo em tempo real, vejo o que acontece em vários lugares que eu escolho, me divirto com músicas, desenho animado e documentários dos mais diversos. É fantástico.

Durante algumas semanas, uma postagem de um religioso nas redes sociais alertou muitas pessoas com relação aos celulares. Ele falou que o celular é o instrumento mais poderoso do mundo porque matou a televisão, matou a câmera fotográfica, o espelho e por aí vai.

Discordo dele, quando ele fala que “matou”. Na verdade, o celular unificou, evitando aí que você tenha que comprar, um relógio, uma tv, um computador e outras coisas mais. Inclusive servindo para as transmissões religiosas que tanto tem evangelizado a população no mundo.

Um Universo de Possibilidades

Na tela do smartphone, reside um universo de possibilidades. Através dele, podemos nos conectar com pessoas de qualquer lugar do planeta, acessar um mar infinito de informações, realizar tarefas complexas e até mesmo controlar dispositivos em nossa casa. O smartphone nos permite:

  • Comunicar-se: Fazer chamadas, enviar mensagens, participar de videochamadas e manter contato com amigos e familiares, independentemente da distância. (Quanto custava um telefone?)
  • Acessar informações: Buscar na internet qualquer tipo de informação, desde notícias e eventos até receitas culinárias e tutoriais. ( Éramos reféns das emissoras de tv com seus programas insuportáveis)
  • Realizar tarefas: Fazer compras online, pagar contas, agendar compromissos, gerenciar finanças e até mesmo trabalhar remotamente. ( Gastar gasolina, taxi ou outros tipos de transportes.)
  • Controlar dispositivos: Interagir com eletrodomésticos inteligentes, lâmpadas, termostatos e outros dispositivos conectados à internet.
  • Entretenimento: Assistir filmes e séries, ouvir música, jogar games, ler livros e podcasts, tudo em um único dispositivo. (Pagar cinema, pagar por um disco ou cd, correr riscos de assaltos)

Um Catalisador de Mudanças

O smartphone é uma máquina fantástica, mas também é uma máquina que exige cuidado. Ele pode ser uma fonte de distração, de vício, de dependência, de isolamento, de ansiedade, de estresse, de invasão de privacidade, de exposição de dados, de manipulação de opiniões, de disseminação de fake news, de cyberbullying, de violência, de crimes. Ele pode ser uma máquina que te afasta da realidade, que te aliena, que te controla, que te explora, que te prejudica.

Um Reflexo de Quem Somos

O smartphone também é um reflexo de quem somos. Ele revela nossos interesses, hábitos e preferências. As fotos que tiramos, os aplicativos que usamos e as informações que buscamos online, tudo isso contribui para a construção de uma identidade digital única.

Desafios e Responsabilidades

Por isso, é preciso usar o smartphone com consciência, com responsabilidade, com equilíbrio, com ética, com respeito. É preciso saber quando ligar e quando desligar, quando falar e quando ouvir, quando ver e quando fazer, quando consumir e quando produzir, quando compartilhar e quando guardar, quando confiar e quando duvidar, quando seguir e quando liderar.

O Futuro do Smartphone

O smartphone é uma máquina fantástica, mas ele não é tudo. Ele é uma ferramenta, um meio, um recurso, um complemento, um acessório. Ele não é um fim, um objetivo, um valor, um sentido, uma essência. Ele não é você, ele não é o outro, ele não é o mundo. Ele é apenas uma parte, uma peça, um pedaço, um pixel.

Em suma, o smartphone é uma ferramenta incrível que nos oferece um mundo de possibilidades. Cabe a nós usá-lo com sabedoria e responsabilidade, para aproveitar ao máximo seus benefícios e evitar os seus potenciais riscos.

O smartphone é uma máquina fantástica, mas ele não é mais do que uma máquina. Ele não tem vida, ele não tem alma, ele não tem coração, ele não tem emoção, ele não tem razão, ele não tem consciência, ele não tem liberdade, ele não tem amor.

O smartphone é uma máquina fantástica, mas ele não é humano. E você, é.

Marcelo Negreiros – mnegreiros.com










Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima