[Editado por: Marcelo Negreiros]
O Brasil teve seu status de país livre da gripe aviária reconhecido pela União Europeia, abrindo caminho para a retomada das exportações de carne de frango ao bloco.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou a informação nesta quinta-feira, 4, depois de uma reunião com o comissário europeu para a Saúde e Segurança Alimentar, Olivér Várhelyi.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
No encontro, que contou também com a presença do ministro da Pesca, André de Paula, Várhelyi afirmou que promoverá uma reunião no bloco europeu com o objetivo de eliminar restrições sanitárias ao frango brasileiro.
Segundo Fávaro, o comissário se comprometeu a reativar o “pre-listing”, mecanismo que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária do Brasil.
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência”, declarou, por meio de nota, o ministro Carlos Fávaro. “Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro.”
União Europeia pode abrir mercado para outros produtos do Brasil
O Brasil declarou-se livre da gripe aviária em 18 de junho, depois de encerrado o período de vazio sanitário provocado por um caso confirmado em uma granja comercial no município de Montenegro (RS).
A notificação oficial foi encaminhada à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
No total, 41 países já retiraram o embargo aos produtos brasileiros. No último dia 25, o Chile, a Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte suspenderam as restrições para a compra de carne de frango do Brasil.
Leia mais:
O comissário europeu também indicou que abrirá uma auditoria para avaliar frigoríficos de pescados no país.
A medida pode resultar na ampliação das vendas de produtos do mar brasileiros para o mercado europeu.
Leia também: “A Amazônia passa fome”, reportagem de Evaristo de Miranda, publicada na Edição 285 da Revista Oeste
[Oeste]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.