Uso de chupeta por adultos viraliza nas redes, mas médicos alertam para riscos

Entenda as preocupações de especialistas para com a tendência de uso de chupeta por adultos.

Uma tendência inusitada vem ganhando visibilidade na internet: adultos usando chupetas de tamanho grande como mecanismo de conforto emocional. Esse fenômeno, que se popularizou inicialmente na China, vem sendo difundido por vídeos no TikTok e redes sociais como suposta solução para ansiedade, insônia e até tabagismo. Contudo, esse hábito controverso vem deixando especialistas em saúde bucal e psicologia alarmados.

Entenda a preocupação de especialistas

De acordo com entrevista de Talita Fabiano de Carvalho à Abril, o uso de chupetas por crianças é normal e serve sim para o alívio do estresse por parte dos infantes. Contudo, quando isso ocorre com adultos, a história é outra. A profissional da psicologia destaca que isso pode sinalizar um desenvolvimento emocional prejudicado por parte de adultos, uma forma de ‘regressão emocional’.

“Mas, é um tipo claro de infantilização, que refere-se ao comportamento em que adultos buscam conforto em objetos ou práticas típicas da infância, como forma de enfrentar desafios da vida adulta. Isso dificulta o amadurecimento, limitando a capacidade da pessoa de lidar com desafios, adversidades e responsabilidades“, explicou na publicação.

A especialista destaca que caso um adulto apresente comportamentos como este, é necessário fazer acompanhamento psicológico para desenvolver mecanismos maduros de lidar com a frustração, tristeza, estresse e demais emoções. 

A saúde bucal também é colocada em risco

Não bastando os prejuízos psíquicos, o uso de chupetas pode também colocar a saúde dentária em risco. Especialistas da odontologia não recomendam o uso de chupetas nem mesmo para crianças, contudo, quando se trata de adultos as coisas se agravam de forma preocupante.

“O adulto usar chupeta para a ansiedade é como um mal para resolver outro. Seria comparável a fumar para resolver a ansiedade. É um hábito deletério (prejudicial)”, alertou a professora de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da USP Mariana Minatel, em entrevista ao G1.

Alguns dos problemas que podem ser ocasionados por conta do uso de chupetas são a retração gengival, sensibilidade exacerbada dos dentes, traumas, disfunções mandibulares e até mesmo alterações na mordida.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima