
Estudantes do 8º ano da rede municipal e professores de língua inglesa podem se inscrever para concorrer a 100 bolsas de intercâmbio internacional. O Programa de Intercâmbio Intercultural João Pessoa no Mundo oferece vagas para cursos de três semanas em instituições no Reino Unido e no Canadá.
A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). As inscrições ficam abertas até o dia 10 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo link disponível no edital.
O edital com todas as regras está disponível no mesmo link da inscrição. O documento detalha documentos exigidos, etapas do processo seletivo e critérios de avaliação. Tanto estudantes quanto professores precisam usar o e-mail institucional para se inscrever.
Quem pode participar
São oferecidas 84 vagas para estudantes matriculados e frequentes nas escolas da rede municipal, além de 16 vagas para professores efetivos de inglês.
LEIA TAMBÉM:
Para participar, os alunos precisam ter pelo menos 13 anos até a data da inscrição, média anual mínima de 8,0 em português e inglês, e 7,0 em matemática, além de frequência de 90% nas aulas.
No caso dos professores, é necessário comprovar atuação assídua nos últimos 12 meses, ter ao menos três anos de exercício na rede e não ter participado de intercâmbio público nos últimos três anos.
Como será o intercâmbio
O curso será realizado no formato ”summer school”, com aulas intensivas de imersão linguística e cultural. Além das aulas, os participantes vão vivenciar atividades culturais, pedagógicas e sociais.
Os 42 primeiros estudantes e oito professores de inglês classificados participarão do intercâmbio no Reino Unido em novembro de 2025. Os demais (42 estudantes e oito professores) viajarão para o Canadá em abril de 2026.
Etapas da seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira é eliminatória e classificatória. A segunda tem caráter apenas classificatório. Em ambas, é necessária a apresentação de documento oficial de identificação com foto. Confira as etapas de modo mais detalhado:
1. Prova de inglês (eliminatória e classificatória)
- Estudantes: nível básico A2, até 100 pontos.
- Professores: níveis B2 e C1, até 100 pontos.
2. Entrevista individual (classificatória), com nota de até 100 pontos:
- 30 pontos: motivação, responsabilidade e competências socioemocionais.
- 70 pontos: comunicação em inglês em situações práticas (A2 para estudantes e B2 para professores).
Serão convocados para a segunda etapa até o dobro do número de vagas. A pontuação final é a soma das duas etapas, com máximo de 200 pontos.
A secretária de Educação, América Castro, destacou que o programa busca estimular o protagonismo dos alunos e ao mesmo tempo manter a ligação com a identidade local. Segundo ela, o objetivo é “despertar o olhar global dos alunos da rede, sem perder o vínculo com raízes e identidade pessoense”.
[Jornal da Paraiba]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.