vítima descobre farsa às vésperas do casamento e expõe prejuízo

Entenda a história por trás do golpe do amor e saiba reconhecer sinais de que você pode estar sendo vítima de algo semelhante.

Já imaginou planejar um casamento e nas vésperas de subir ao altar, descobrir que tudo não passava de um golpe? Isso foi o que ocorreu em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná, com uma mulher de 60 anos que quase viveu o seu sonho de se casar, mas acabou descobrindo um golpe terrível e teve um prejuízo financeiro impressionante.

Entenda o ‘Golpe do amor’

A mulher conheceu o homem por meio de redes sociais, através das quais ele se apresentava como empresário bem-sucedido, prometia imóveis em nome do casal e demonstrava interesse sério, o que foi o suficiente para convencê-la a organizar o casamento, envolvendo buffet, convites e local reservado. 

Enquanto isso, ele clonava assinaturas, usava reconhecimento facial digital e manipulava documentos para abrir contas, fazer empréstimos e assumir financiamentos no nome dela sem que percebesse.

Na véspera do evento, o acusado interrompeu o relacionamento por telefone e desapareceu. A vítima, por sua vez, ficou sem dinheiro, sem o sonho de casamento e com dívidas que acabou pagando até hoje, culminando em um prejuízo de cerca de R$ 300 mil.

A polícia prendeu o homem responsável pelo golpe no interior de São Paulo e o acusado de golpe, já é investigado por estelionato, falsidade ideológica, furto qualificado  e já teria tido outras vítimas, em pelo menos quatro estados. 

As consequências financeiras fizeram com que a vítima chegasse em situação financeira extrema e em seu depoimento à filial da Globo no Paraná, a mulher relatou que após o golpe, ‘não possuía mais dinheiro para comprar sequer um pão’.

Por que esse tipo de golpe funciona

Golpes de “amor ou romance” exploram fragilidades emocionais, especialmente em pessoas que buscam companhia ou estabilidade afetiva. Ainda em entrevista à filial paranaense da Globo, a vítima relatou que sempre foi cuidadosa com suas finanças, mas caiu nesse golpe por carência.

Além do componente emocional, há a utilização de técnicas sofisticadas pelo golpista, como  falsificação de assinaturas, uso de assinatura facial, abertura de contas e obtenção de crédito em nome da vítima. Isso torna o golpe mais difícil de detectar até que seja tarde demais. 

A recomendação é de que se tenha cautela ao conhecer outros indivíduos, especialmente através da internet. É necessário ligar o alerta quando há pressa para avançar com um casamento e compromisso formal, solicitações de dinheiro e empréstimos, promessas materiais aparentemente ‘muito boas’ e sinais de que a pessoa evita encontros presenciais.

[Seleções]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima