O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin conversará na próxima segunda-feira (20/10) com a Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová. Na pauta, está uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) sobre o direito do grupo religioso recusar transfusões de sangue.
Zanin pediu vista e suspendeu o julgamento da ADPF no último mês de setembro. O tema tem relatoria de Kassio Nunes Marques e é visto como último passo para consolidar o entendimento.
STF reconheceu em setembro de 2024, no âmbito de duas outras ações, o direito de testemunhas de Jeová recusarem procedimentos que envolvam transfusão de sangue. Mas resta julgar a ADPF.
4 imagens

Fechar modal.![]()

Ministro Cristiano Zanin, do STF
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ministro Kassio Nunes Marques
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Essa arguição foi protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2019, e visa assegurar às testemunhas de Jeová o direito de não se submeterem a transfusões de sangue, desde que sejam maiores de idade e capazes.
O tema em análise questiona eventual interpretação no Código Penal e de resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj). Está em analise um trecho do CP que trata do constrangimento ilegal.
Leia também
Recusa de transfusão de sangue por testemunhas de Jeová volta ao STF
STF julga se testemunha de Jeová pode recusar transfusão de sangue
O ponto questionado exclui do Código Penal a “intervenção médica ou cirúrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, se justificada por iminente perigo de vida”.
De acordo com a agenda de Zanin, o encontro ocorrerá com representantes da Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová, que defende o direito à recusa. A expectativa é que o julgamento seja retomado em breve.
[Metrópoles]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
