Conheça a origem da data que homenageia compositores de todo o mundo

Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente no dia 15 de janeiro. A data foi instituída inicialmente no México, no ano de 1945, em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), mas se espalhou por outros países a partir de 1983, se tornando, de fato, mundial.

A data homenageia os compositores, profissionais da arte que atuam com a composição e criação de músicas. Eles utilizam o conhecimento sobre notas musicais para criar melodias diversas, e também escrever canções com criatividade e sensibilidade.

Dia do Compositor Brasileiro

Dia do Compositor no Brasil é celebrado em 7 de outubro. A data homenageia os compositores da música nacional, principalmente aqueles que já entraram para a história da cultura musical nacional e mundial.

Entre os principais compositores brasileiros, destacam-se: Caetano Veloso, Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Villa-Lobos, João Gilberto, Cartola e muitos outros.

Qual curso fazer para virar compositor?

Para se tornar compositor não é preciso ter formação específica, mas existem alguns cursos da área de Música que podem ajudar bastante que quer seguir carreira compondo canções. Afinal, a arte de compor exige muito mais que inspiração, criatividade e vontade, devendo os artistas terem noção de ritmo, música e melodia, por exemplo.

Uma boa opção para quem quer atuar profissionalmente como compositor ou exercendo outras atividades relacionadas à Música, é fazer a graduação em Música, curso superior disponibilizado com titulação de bacharelado e licenciatura. A primeira opção tem duração média de 4 anos e forma profissionais prontos para ingressarem no mercado de trabalho desempenhando diversas atividades relacionadas à área.

licenciatura em Música, por sua vez, tem duração média de 2 anos, e forma professores de Música. Então se você sonha em ensinar na área, esse é o melhor curso.

Estude Música com bolsa

Para ter acesso a uma educação de qualidade na área de Música não é preciso gastar muito. Inscreva-se gratuitamente no Educa Mais Brasil, e encontre bolsas de estudo que possibilitam até 70% de economia nos valores das mensalidades das melhores instituições de ensino privadas do nosso País.



Com 19 anos de trajetória, o Educa Mais Brasil já fez a diferença na vida de milhares de estudantes e profissionais em todo o território nacional. Seja para você estudar Música, ou para seus filhos terem acesso a escolas e universidades de qualidade, o Educa está pronto para ajudar a realizar sonhos com economia no bolso.

Por: E+B Educação | Daniele Marques

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: