Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 para chamar a atenção da sociedade para as necessidades e direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento e a interação social de cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU. No Brasil, estima-se que existam 2 milhões de autistas, de acordo com a Associação Brasileira de Autismo (ABRA).
Apesar de ser uma condição bastante comum, o autismo ainda é cercado de mitos, preconceitos e desinformação. Muitas pessoas não sabem o que é o autismo, como ele se manifesta, quais são os sinais de alerta e como ajudar as pessoas com TEA a terem uma vida plena e inclusiva.
Por isso, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre o tema e promover ações de sensibilização e apoio às pessoas com autismo e suas famílias. Neste ano, o tema escolhido pela ONU é “Inclusão no local de trabalho: Desafios e oportunidades na era pós-pandemia”.
A pandemia da covid-19 trouxe muitos desafios para as pessoas com autismo, especialmente no que se refere à educação, à saúde e ao emprego. Muitas escolas e serviços especializados foram fechados ou reduzidos, dificultando o acesso à aprendizagem e ao atendimento adequado. Além disso, muitas pessoas com autismo perderam seus empregos ou tiveram dificuldades para encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Por outro lado, a pandemia também abriu novas possibilidades para a inclusão das pessoas com autismo no mundo do trabalho. O trabalho remoto, por exemplo, pode ser uma alternativa para muitas pessoas com TEA que preferem ambientes mais tranquilos e com menos estímulos sensoriais. Além disso, a tecnologia pode facilitar a comunicação e a colaboração entre as equipes, bem como oferecer ferramentas de apoio e adaptação para as pessoas com autismo.
Para que a inclusão no local de trabalho seja efetiva e benéfica para todos, é preciso que as empresas e os empregadores tenham uma postura aberta e acolhedora em relação às pessoas com autismo. É preciso reconhecer as potencialidades e os talentos das pessoas com TEA, bem como respeitar suas diferenças e necessidades individuais. É preciso também oferecer capacitação e orientação para os gestores e os colegas de trabalho sobre como lidar com o autismo de forma positiva e produtiva.
Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, convidamos você a se juntar a nós nessa campanha pela inclusão das pessoas com TEA no mercado de trabalho. Vamos juntos construir uma sociedade mais justa, diversa e solidária para todos.
Em Patos, A campanha deste ano tem como tema “Autistas Crescem”, e busca mostrar que as pessoas com autismo têm potencialidades, sonhos e desafios ao longo da vida. Por isso, é importante garantir o seu direito à inclusão, ao respeito e à dignidade. Durante o mês de abril, dedicado aos autistas, a associação realizará diversas atividades para divulgar a campanha, como audiência pública, pit stop, piquenique na praça Getúlio Vargas, caminhada de conscientização e Missa Inclusiva na Paróquia de Sto. Antônio. O objetivo é informar, orientar e conscientizar a população sobre o autismo, além de promover a integração e o apoio entre as famílias e os profissionais envolvidos.
Veja programação:

mnegreiros.com