Olá, pessoal! Hoje é um dia muito especial para mim e para todos os brasileiros que amam o nosso país: é o Dia do Soldado!
Vocês sabem por que essa data é tão importante? Porque ela celebra o nascimento de um dos maiores heróis da nossa história: o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu em 25 de agosto de 1803. Ele foi o patrono do Exército Brasileiro e ficou conhecido como “o pacificador”, pois conseguiu acabar com muitas revoltas contra o Império.
Além disso, hoje também é o dia em que os jovens que se alistaram no início do ano se tornam oficialmente soldados do Exército Brasileiro. Eles passam por uma cerimônia de juramento à bandeira e recebem a farda que vão usar para defender a nossa nação. Nos quartéis, é dia de festa e de orgulho!
Eu sei bem como é isso, pois eu também servi ao meu país em 1977 na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e fiz curso de comunicação, sendo promovido à função de cabo. Foi uma experiência incrível, que mudou a minha vida para melhor. Eu aprendi muito sobre disciplina, respeito, lealdade e patriotismo. Eu posso dizer que a minha vida se divide em antes e depois do exército.
Eu sei que nem todo mundo pensa assim. Tem gente que diz que tem vergonha dos militares e que eles são opressores e corruptos. Eu digo que isso é uma injustiça e uma mentira. Os verdadeiros militares são aqueles que honram a farda, a bandeira e a pátria, que cumprem o seu dever com dignidade e honra, que protegem o nosso povo e a nossa democracia.
Eu sinto vergonha é dos falsos militares, dos traidores, dos que se vendem para os inimigos da nação, dos que prestam continência a bandidos. Esses sim devem ser punidos e expulsos das Forças Armadas. Eles não representam os valores e as tradições do nosso exército.
Por isso, eu quero parabenizar a todos os soldados que hoje se formam e que vão seguir essa nobre carreira. Vocês são o orgulho da nossa pátria! E quero agradecer a todos os soldados que já serviram ou que ainda servem ao nosso país, pela sua dedicação, coragem e sacrifício. Vocês são os verdadeiros heróis do Brasil!
Marcelo Negreiros