É um fato que o Britpop estava no auge quando eles entraram em cena, mas o grupo rapidamente se sobressaíram, tornando-se ícones praticamente da noite para o dia. Elas capturaram a atenção não só do público jovem, mas também de seus pais, dominando a cena pop.
“Hoje marca o 30º aniversário das primeiras audições das Spice Girls”, escreveu a conta oficial do grupo no X. “O que começou em 1994 se transformou em uma jornada incrível, muito além do que poderíamos imaginar. Obrigado aos nossos fãs pelo apoio desde o primeiro dia”.
Esta celebração pode ser mais do que uma simples recordação para os admiradores do grupo. Em janeiro, Mel B antecipou em entrevista que “notícias realmente boas em algumas semanas que envolvem todas nós cinco“.
O surgimento das Spice Girls na década de 90 representou uma brisa de ar fresco para o pop britânico, injetando vida e audácia em um mercado que não via tanta empolgação desde os tempos da Beatlemania. Seu álbum de estreia, “Spice”, misturando R&B, pop e dance, capturou a essência do Girl Power e alcançou sucesso global, estabelecendo as Spice Girls como o grupo feminino mais vendido da história.
O álbum alcançou o topo das paradas em 17 países, obtendo 10x Platina no Reino Unido e vendendo quase 30 milhões de cópias mundialmente, enquanto os álbuns subsequentes solidificaram seu lugar na história da música. Com uma gestão habilidosa de Simon Fuller e Virgin, seu sucesso foi imparável.
As Spice Girls surgiram no cenário musical quando Victoria Adams, Melanie Chisholm e Melanie Brown, entre outras 400, responderam a um anúncio procurando talentos femininos para formar um grupo vocal e de dança. Geri Halliwell se juntou em seguida, e finalmente Emma Bunton completou o grupo.
Para encurtar a história, após intensivas sessões de coreografia e preparação, elas lançaram “Wannabe” em 7 de junho, seguido rapidamente por “Say You’ll Be There”. O álbum “Spice” marcou uma era de empoderamento feminino e amor adolescente, impulsionado pelo sucesso global da Spicemania.
Sua primeira turnê mundial, “Spiceworld”, apresentou suas personalidades a milhões de fãs, revitalizando a estética do girl group soul da Motown, popularizada por The Supremes e Martha Reeves and the Vandellas . E depois, a turnê “Return of the Spice Girls” em 2007 foi um triunfo, com shows esgotados em todo o mundo, superando até mesmo grandes retornos como os de Led Zeppelin e Sex Pistols.
Embora diferentes de bandas como os Beatles, as Spice Girls deixaram uma marca indelével na história do pop, celebradas por realeza e presidentes, e encerrando as Olimpíadas de Londres 2012. Seu legado como ícones do Girl Power e do Cool Britannia é incontestável. Então aproveita que elas podem estar flertando com um retorno do grupo e relembre seus quatro álbuns icônicos.
ANTENA 1
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.