A 6ª Gerência Regional de Saúde finaliza o ano de 2019 com saldo bastante positivo em suas atividades. A reorganização e fortalecimento de espaços como a CIR – Comissão Intergestores Regional, que reúne gestores de saúde dos 24 municípios da jurisdição da 6ª GRS, foi algo que gerou amplas discussões e importantes avanços para a melhoria dos serviços de saúde pública disponibilizados à população.
Aos municípios foram oferecidas capacitações, oficinas de educação permanente para os profissionais de saúde. Muitos assuntos vieram à pauta da CIR e foram trabalhados, a exemplo da saúde do trabalhador, campanhas de imunização contra sarampo, coqueluche, influenza, ações de prevenção, inclusive com busca ativa, à hanseníase/tuberculose, saúde mental, bucal, saúde do homem, campanhas de prevenção ao câncer (Outubro Rosa, Novembro Azul).
“Tivemos um trabalho muito intenso e que contou com a participação ativa dos municípios, como as campanhas de vacinação, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e da zika, tendo como base de informações o LIA/Lira, Levantamento de Índice Amostral. Participamos e oferecemos apoio às campanhas do Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Vermelho”, enfatizou Fernanda Érica, gerente regional.
Ela, ao assumir a 6ª Gerência em maio deste ano, analisou a parte administrativa, realizou reuniões em todos os setores e promoveu mudanças na rotina dos servidores visando elevar a autoestima de todos, contribuindo para melhorias dos serviços prestados à sociedade. Atividades laborais, como o CineSUS, práticas de relaxamento, reflexões e dinâmicas foram essenciais nesse processo de maior aproximação e harmonia entre os funcionários.
Mais uma vez a participação do Estado esteve fortemente presente nos municípios, dando apoio, suporte técnico no enfrentamento aos problemas peculiares de cada localidade.
Na CIR problemas antigos ganharam agilidade no processo de resolução, como a pactuação de serviços, onde os gestores reclamam da alta demanda e baixa oferta de consultas e exames, em discussões persistentes envolvendo todos os municípios.
A 6ª Gerência enfrentou, com apoio da Vigilância Ambiental, Epidemiológica, caso de Leishmaniose humana no município de Mãe D’Água, numa parceria com a gestão local, com estudo de caso, tratamento da vítima, busca ativa e eliminação de animais positivos.
As quilombolas de Santa Luzia, Cacimbas e Várzea, por todas as dificuldades que enfrentam na Atenção Básica, estiveram na agenda da CIR e da 6ª Gerência, com a promoção de eventos naquelas localidades, em que receberam, além de serviços de saúde e orientações sobre o planejamento que ocorre para que os problemas daquelas comunidades sejam minimizados.
Dois veículos que se encontravam obsoletos na Gerência foram cedidos, via transferência interna, uma caminhonete Ranger, para a Aesa e uma Kombi para o Corpo de Bombeiros Civil de Teixeira. Uma importante parceria vem acontecendo com veículos de comunicação, a exemplo de emissoras de rádio e sites, fazendo as informações chegarem mais fácil e rápido à população.
Com informações da Assessoria
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.