A hipocrisia dos poderes é um tema mais delicado do que parece à primeira vista, pois é necessário ter o cuidado de não cair em qualquer extremo, seja, por exemplo, acusar os poderes antidemocráticos injustamente, ou acusar os democraticamente legitimados de forma muito frágil. Nesse artigo, vou examinar a hipocrisia dos poderes, particularmente dos que se autodenominam “democráticos”.

O que é a hipocrisia dos poderes?
A hipocrisia dos poderes pode ser definida como a diferença entre o que se propõe e o que se faz. Essa diferença pode ser tangível ou intangível, visível ou invisível, consciente ou inconsciente. Os líderes que governam por meio de métodos anacrônicos ou com ausência de respeito pelas formas democráticas estão expostos a maior chance de serem acusados de hipocrisia. No entanto, não é incomum que governos e líderes se assumam como “democráticos” mas que, na prática, não o sejam.

As Forças Democráticas
Dentro da democracia, existem forças que visam preservar a estabilidade e a harmonia em um Estado. Estas forças têm o dever de proteger a população de qualquer ato de hipocrisia dos poderes, uma vez que esses atos não são aceitáveis ​​em um sistema democrático. Dentro de uma sociedade democrática, as pessoas possuem direitos e deveres, que devem ser igualmente protegidos e respeitados independentemente de quem exerce o poder. O direito à livre manifestação, inclusive, é um dos direitos fundamentais de qualquer cidadão que vive numa sociedade democrática.

As Autoridades Antidemocráticas
Infelizmente, ainda há autoridades com métodos menos democráticos que não têm o interesse em proteger os direitos dos cidadãos. Essas autoridades costumam usar de diversos meios e artifícios para silenciar a voz daqueles que se manifestam contra elas. O medo e a intimidação costumam ser usados ​​como uma forma de ação, o que apenas cria mais caos e insegurança.

Os Discursos da “Soberania Popular”
Os líderes antidemocráticos costumam usar a frase “soberania popular” para justificar seus atos de hipocrisia. No entanto, historicamente é comprovado que essa “soberania popular” nunca foi respeitada e supostamente representada. As políticas implementadas por esses líderes são, na verdade, a expressão do interesse próprio desses líderes, e nunca o interesse público.

A “Democracia Alternativa”
Nos últimos anos, temos visto o surgimento da chamada “democracia alternativa”. Esta teoria visa propor a implementação de um novo sistema político, que se baseia no pensamento de uma só pessoa que acha que o certo é o que ele pensa e não o que prega a constituição. Temos como exemplo os “Atos Antidemocráticos”. Quem os pratica?

O presidente eleito com o favorecimento de alguns poderes, disse em seu discurso de posse que iria unificar o país, no mesmo dia falou que era preciso acabar com a direita no Brasil. Isso é democrático? Ele governa de olho no retrovisor numa saga de acabar com o ex-presidente, Jair Bolsonaro. Não tem um projeto pra o futuro a não ser, dominar a América Latina.

Nas posses da Câmara e do Senado Federal, os presidentes ressaltaram a importância de punir os responsáveis pelos atos de 08 de janeiro mas, esqueceram ou não quiseram citar os principais responsáveis, ou será que essa tranquilidade nas portas dos quartéis e nas ruas, beneficiou alguém? O criminoso está dentro de casa e procuram na rua.

Esse pessoal que estava reclamando das eleições eram realmente os democráticos que como não tinham a quem mais apelar, foram induzidos a irem para a praça dos três poderes, onde estrategicamente foram apunhalados com a manobra preparada pela esquerda

Muita coincidência, a segurança dessa área tão importante de Brasília, falhar.

Os poderes só falam em prender, multar, nunca em soltar inocentes que não sabem nem porque estão presos. São denominados de terroristas (a PGR não considera esse termo) e antidemocráticos em andajá, cadeira de rodas ou muletas. Os de paletós, não são relacionados.

A presidente do STF também falou em punir severamente os culpados pelos atos mas, esqueceu de um pequeno detalhe “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado!” como aprendemos no caso Lula. Porque esse povo está preso?

Um membro do STF, que vem realizando os maiores atos inconstitucionais, também só fala em prender, multar, culpar. Hoje chegou a exigir gravações sigilosas de portais e TVs que tem respaldados na constituição o direito de sigilo, Então, quem são os antidemocráticos?


Os partidos e líderes hipócritas costumam usar a falta de transparência como um dos meios para manter seu jogo de poder. Eles escondem informações relacionadas às suas decisões e ações, buscando assim ter a vantagem no jogo político.


Muitos líderes hipócritas se aproveitam da falta de controle e do desconhecimento dos assuntos por parte da população para manipular as decisões que tomam. Normalmente, eles tomam decisões com o intuito de proteger seu próprio interesse e, em segundo plano, o interesse do partido que representam.


A hipocrisia dos poderes é algo que ainda existe e que precisa ser combatido. É necessário que as pessoas saibam que a hipocrisia dos poderes é algo real, que afeta diretamente a vida das pessoas. É importante que haja um entendimento entre as partes envolvidas no processo político, que os poderes sejam responsáveis ​​por suas ações e que o respeito aos direitos e às liberdades dos cidadãos seja uma prioridade.

Por: mnegreiros.com

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: