Artista russa é considerada culpada de …

SÃO PETERSBURGO, Rússia (Reuters) – Uma musicista de rua russa de 18 anos de idade, presa por quase duas semanas no início deste mês por tocar uma música anti-Kremlin proibida, foi considerada culpada nesta terça-feira de ‘desacreditar’ o Exército russo e multada em 30.000 rublos (US$369).

Diana Loginova, uma estudante de música que se apresenta sob o nome de Naoko com sua banda Stoptime, foi presa em 15 de outubro após sua apresentação da popular canção ‘Swan Lake Cooperative’, do rapper russo exilado Noize MC, viralizar nas redes sociais russas.

Loginova cumpriu uma sentença de 13 dias de prisão por organizar uma reunião não planejada que bloqueou o acesso público ao metrô — uma ofensa administrativa, e não criminal. Dois de seus companheiros de banda também cumpriram penas curtas de prisão.

Após a conclusão da sentença, autoridades acusaram Loginova de um delito administrativo adicional ao ‘desacreditar’ o Exército russo pela apresentação pública de outra música, chamada ‘You are a soldier’.

O tribunal de São Petersburgo a considerou culpada nesta terça-feira de ‘desacreditar’ o Exército russo por tocar essa música.

A artista que a compôs, Monetochka, vive no exterior e foi colocada na lista de procurados da Rússia no ano passado. Ela também foi rotulada como ‘agente estrangeira’ pelo governo russo.

Um repórter da Reuters que estava na sala do tribunal disse que Loginova não foi liberada da custódia após a decisão desta terça-feira. Em vez disso, oficiais do Ministério do Interior saíram com ela do tribunal em um carro civil.

Loginova viralizou no início deste mês depois de um vídeo postado online a mostrar tocando a música ‘Swan Lake Cooperative’, do Noize MC, na Nevsky Prospekt de São Petersburgo, enquanto os espectadores cantavam junto com ela.

Noize MC critica abertamente o Kremlin e vive na Lituânia. A Rússia proibiu a música em maio, alegando que ela contém ‘atitudes hostis e odiosas em relação às pessoas’ e promove ‘mudanças violentas na base da ordem constitucional’.

Na semana passada, outro jovem músico de rua, Yevgeny Mikhailov, foi preso por 14 dias na cidade de Yekaterinburg, nos Urais, após tocar músicas do Noize MC e de outros artistas anti-Kremlin em apoio a Loginova e seus companheiros de banda.

Mikhailov foi considerado culpado de pequeno hooliganismo e de ‘desacreditar’ o Exército russo, de acordo com a agência de notícias independente Mediazona.

(Reportagem da Reuters em São Petersburgo)

[Antena 1]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima