Atentado contra Trump é evidência de política mais violenta pós-redes

[Editado por: Marcelo Negreiros]

Os tiros contra Trump também são resultado de um sistema político cada vez mais adoecido pelo ódio e pela violência nos Estados Unidos, no Brasil, e em outras partes do mundo. E isso merece urgentemente uma reflexão mais profunda da sociedade.

Infelizmente atentados contra presidentes americanos não são fatos isolados e remontam ao assassinato de Abraham Lincoln em 1865, passando pelos tiros que mataram John Kennedy em 1963, e pela tentativa, felizmente, mal sucedida, contra Ronald Regan em 1981.

Aqui no Brasil, além da facada sofrida por Bolsonaro em 2018, as eleições de 2022 tiveram vários casos de homicídio entre cidadãos comuns por motivação política. Um apoiador de Lula no Mato Grosso foi morto por um bolsonarista com 70 golpes de faca e machado. No Paraná, um tesoureiro do PT foi assassinado na sua festa de aniversário a tiros por um policial bolsonarista. No litoral de São Paulo, foi a vez de um petista matar um amigo a facadas durante uma discussão política.

Uma reflexão não apenas de estudiosos, de reguladores, mas também dos líderes políticos, que precisam fazer política com mais responsabilidade nos Estados Unidos e pelo mundo afora – para o bem de todos.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’);

[Redação]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima