Bactéria presente em colírio cega e mata pessoas

Você sabia que um simples colírio pode colocar sua vida em risco? É o que aconteceu com dezenas de pessoas nos Estados Unidos, que foram infectadas por uma bactéria mortal presente em um produto importado da Índia.

A bactéria que causou as infecções é a Pseudomonas aeruginosa, uma espécie muito resistente a antibióticos e que pode se adaptar a diversos ambientes. Ela foi encontrada em um lote do colírio EzriCare Artificial Tears, fabricado pela empresa indiana Global Pharma. O produto era vendido sem receita médica e era usado por muitas pessoas que sofriam de olho seco ou irritação causada por lentes de contato.

O problema é que a bactéria pode causar infecções graves nos olhos, levando à perda da visão ou até mesmo à morte. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), até o dia 14 de março, 68 pessoas em 16 estados norte-americanos foram diagnosticadas com infecções causadas pela bactéria. Dessas, duas morreram e oito ficaram cegas. Quatro pacientes tiveram que remover um dos olhos cirurgicamente para evitar a propagação da infecção.

Os sintomas da infecção por Pseudomonas aeruginosa nos olhos incluem dor, vermelhidão, inchaço, secreção, sensibilidade à luz e visão turva. Se você apresentar algum desses sinais, procure imediatamente um médico oftalmologista e informe se usou o colírio EzriCare Artificial Tears recentemente. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos específicos, mas nem sempre é eficaz.

Para evitar esse tipo de infecção, é importante seguir algumas recomendações:

  • Não use colírios sem orientação médica. Alguns produtos podem ser contaminados ou inadequados para o seu caso.
  • Não compartilhe colírios com outras pessoas. Você pode transmitir ou contrair bactérias através do contato com o frasco ou o aplicador.
  • Não use colírios vencidos ou com a embalagem danificada. Eles podem perder a eficácia ou abrigar micro-organismos nocivos.
  • Armazene os colírios em locais frescos e secos, longe da luz solar direta. O calor e a umidade podem favorecer o crescimento de bactérias.
  • Lave as mãos antes e depois de usar colírios. Evite tocar os olhos ou o frasco com as mãos sujas.
  • Descarte os colírios após o período indicado pelo fabricante ou pelo médico. Geralmente, eles devem ser usados em até 30 dias após a abertura.

Lembre-se: os olhos são órgãos delicados e essenciais para a nossa qualidade de vida. Cuide bem deles e não se arrisque com produtos duvidosos ou sem procedência. A sua saúde vale mais do que qualquer economia.

Não faça uso por conta própria, procure um oftalmologista

mnegreiros.com

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva