Bactéria presente em colírio cega e mata pessoas
Você sabia que um simples colírio pode colocar sua vida em risco? É o que aconteceu com dezenas de pessoas nos Estados Unidos, que foram infectadas por uma bactéria mortal presente em um produto importado da Índia.
A bactéria que causou as infecções é a Pseudomonas aeruginosa, uma espécie muito resistente a antibióticos e que pode se adaptar a diversos ambientes. Ela foi encontrada em um lote do colírio EzriCare Artificial Tears, fabricado pela empresa indiana Global Pharma. O produto era vendido sem receita médica e era usado por muitas pessoas que sofriam de olho seco ou irritação causada por lentes de contato.
O problema é que a bactéria pode causar infecções graves nos olhos, levando à perda da visão ou até mesmo à morte. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), até o dia 14 de março, 68 pessoas em 16 estados norte-americanos foram diagnosticadas com infecções causadas pela bactéria. Dessas, duas morreram e oito ficaram cegas. Quatro pacientes tiveram que remover um dos olhos cirurgicamente para evitar a propagação da infecção.
Os sintomas da infecção por Pseudomonas aeruginosa nos olhos incluem dor, vermelhidão, inchaço, secreção, sensibilidade à luz e visão turva. Se você apresentar algum desses sinais, procure imediatamente um médico oftalmologista e informe se usou o colírio EzriCare Artificial Tears recentemente. O tratamento pode envolver o uso de antibióticos específicos, mas nem sempre é eficaz.
Para evitar esse tipo de infecção, é importante seguir algumas recomendações:
- Não use colírios sem orientação médica. Alguns produtos podem ser contaminados ou inadequados para o seu caso.
- Não compartilhe colírios com outras pessoas. Você pode transmitir ou contrair bactérias através do contato com o frasco ou o aplicador.
- Não use colírios vencidos ou com a embalagem danificada. Eles podem perder a eficácia ou abrigar micro-organismos nocivos.
- Armazene os colírios em locais frescos e secos, longe da luz solar direta. O calor e a umidade podem favorecer o crescimento de bactérias.
- Lave as mãos antes e depois de usar colírios. Evite tocar os olhos ou o frasco com as mãos sujas.
- Descarte os colírios após o período indicado pelo fabricante ou pelo médico. Geralmente, eles devem ser usados em até 30 dias após a abertura.
Lembre-se: os olhos são órgãos delicados e essenciais para a nossa qualidade de vida. Cuide bem deles e não se arrisque com produtos duvidosos ou sem procedência. A sua saúde vale mais do que qualquer economia.
Não faça uso por conta própria, procure um oftalmologista
mnegreiros.com