A BMW realizou uma ampliação na área coberta por painéis fotovoltaicos em sua fábrica em Araquari (SC), mais precisamente no prédio “Montagem e Carroceria”. Com essa atualização, a capacidade de produção da companhia utilizando energia solar saltou para dez mil carros, segundo comunicado da marca.
Desde fevereiro, a unidade de Araquari conta com mais de 520 placas de energia solar, somando-se às já instaladas em 2020, totalizando 1.082 placas. Com a expansão atual, a capacidade de produção cresceu em mais de 1000 MWh por ano, perfazendo agora 2.543 metros quadrados de painéis que geram 6000 MWh de energia por ano.
Com isso, torna-se possível a produção de dez mil veículos usando a energia solar gerada no local. A fábrica de Araquari é responsável por produzir diversos modelos BMW, entre eles, 320i, X1, X3 e X4. A BMW tem como uma de suas metas reduzir em 20% a emissão de carbono por veículo na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso. Para isso, a fábrica em Santa Catarina está focada em reduzir sua emissão de dióxido de carbono, com a instalação de mais painéis fotovoltaicos no edifício.
Além disso, a BMW procura fontes renováveis de eletricidade, o que diminui a emissão total da empresa no seu dia a dia de trabalho. Segundo a BMW Group, a fábrica reduziu em 33% o consumo de energia, 41% o consumo de água e em 87% dos resíduos para descarte. O diretor de sustentabilidade e infraestrutura do BMW Group Brasil, Vivaldo Chaves, destacou: “Sustentabilidade é um compromisso do BMW Group Brasil. Todas as nossas fábricas no país, seja a de veículos em Santa Catarina e a de motocicletas em Manaus, assim como nossos escritórios de São Paulo, consomem eletricidade de fontes renováveis ou compensam a geração de CO2 e seguiremos a ampliar nosso compromisso com o meio ambiente”.