Um vídeo que tem ganhado grande destaque nesse fim de semana mostra, através da gravação de uma câmera no capacete de um piloto, o momento da ejeção em um jato Su-25 da Rússia.

Não há informações confirmadas sobre o local em que a situação ocorreu e nem sobre a data, apenas sendo possível identificar que se tratava de um Su-25 russo por conta de algumas cenas em que a fuselagem da aeronave é rapidamente vista.

Também há uma reprodução em câmera lenta feita a partir do vídeo acima, permitindo acompanhar em mais detalhes toda a sequência da ejeção. Veja a seguir:

Nos vídeos acima, é possível notar algumas coisas interessantes, como o reflexo do piloto pelo espelho na lateral do cockpit, a elevação do nariz, provavelmente promovida por ele para tentar ganhar alguma altura antes de realizar a ejeção, a numeração vermelha 09 na fuselagem e o canopy caindo enquanto o piloto desce de paraquedas.

Além disso, uma reconstrução da imagem da aeronave após a ejeção, feita por um internauta a partir de cenas do vídeo, mostra que o Su-25 parecia estar sem grande parte de seu estabilizador vertical, o que leva a crer que foi atingido em voo, embora também não haja nenhuma informação confirmada sobre isso:

Com Aeroin

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: