O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontrou nesta segunda-feira, 17, com o diplomata russo Sergei Lavrov no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir a relação comercial entre Brasil e Rússia, bem como a guerra do país de Vladimir Putin com a Ucrânia. Espera-se que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também se reúna com o ministro das Relações Exteriores russo em busca de um acordo pacífico entre os países. Desde que assumiu a presidência pela terceira vez, Lula tem defendido a formação de um “clube da paz”.

Na semana passada, em viagem à China, o assunto voltou a ser discutido em uma reunião com o presidente Xi Jinping. No entanto, as recentes declarações do presidente Lula sobre a responsabilidade da Ucrânia e a influência dos Estados Unidos na guerra geraram reações dos EUA e repercutiram na imprensa internacional. O jornal Washington Post, em um artigo publicado na última semana, aponta que o presidente brasileiro se recusou a se juntar com Joe Biden na condenação da invasão da Rússia à Ucrânia e reforça a aprovação de Brasília com Pequim, em um momento em que as relações entre EUA e China estão tensas.
???? En el marco de su misión a Brasil, el Canciller ruso, Serguéi Lavrov, se reunió con su homólogo brasileño, el Ministro de Relaciones Exteriores Mauro Vieira, para mantener negociaciones bilaterales.
? Brasilia, 17 de abril#RusiaBrasil pic.twitter.com/yOVboF0AU9
— Cancillería de Rusia ?? (@mae_rusia) April 17, 2023
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.