
A cidade de Patos, está enfrentando uma grave crise hídrica que afeta milhares de moradores. Segundo a Cagepa, empresa responsável pelo abastecimento de água na região, a falta d’água nas torneiras se deve a vários problemas enfrentados nos últimos dias, como energia elétrica, estouro da adutora, Coremas-Sabugi e substituição de tubos. A empresa informou que o abastecimento começaria a normalizar a partir do dia 15 de março.
Enquanto isso, muitas pessoas sofrem com a escassez do recurso essencial para a vida. Uma das comunidades mais afetadas é a conhecida por “Cabeça do Porco”, que fica em um ponto alto da cidade e tem dificuldade para receber água nas tubulações. Diante dessa situação, um comerciante local resolveu fazer uma boa ação e distribuir água gratuitamente para os moradores.
O comerciante é proprietário de um mercadinho nas proximidades da comunidade e tem um poço em sua propriedade. Ele encheu um tanque com água do poço e disponibilizou para os que precisam do líquido precioso. Segundo ele, é uma forma de ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades e também de retribuir o apoio que recebe dos clientes.
A iniciativa foi elogiada pelos moradores da comunidade, que agradeceram o gesto de solidariedade do comerciante. Uma das moradoras disse que é um ato de grandeza do comerciante em ver que as pessoas daquela artéria necessitam da água e com a falta não têm condições de comprar. Ela disse que espera que mais pessoas sigam o exemplo dele e façam o bem ao próximo.
A cagepa emitiu comunicado sobre a falta d’água, confira:
COMUNICADO CAGEPA
A Cagepa informa aos moradores de Patos que, está sendo concluído no dia de hoje,(15) a substituição preventiva do barrilete antigo na ETA, que remonta à origem do sistema e apresentava muitos problemas de corrosão, devido a seus mais de 30 anos de uso. Visando garantir a segurança e a qualidade no abastecimento de água da cidade, optou-se pela substituição preventiva deste equipamento.
O novo barrilete, de 600 milímetros e pesando duas toneladas, já está em fase final de instalação. Esta substituição é uma medida importante para garantir a eficiência e a durabilidade do sistema de abastecimento de água.
Informamos, também, que o abastecimento de água será retomado de forma gradativa, das partes baixas para as mais elevadas da cidade. Pedimos a compreensão e a colaboração da população durante esse período de ajustes.
A Cagepa reitera o compromisso em garantir a qualidade e a continuidade do abastecimento de água em Patos e região, e coloca-se à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.
Agradecemos a compreensão e a colaboração de todos.
Atenciosamente,
A equipe Cagepa.
Leia também: Moradores reclamam da falta de d’água em Patos – mnegreiros.com
mnegreiros.com