A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira, 28, dois mísseis balísticos de curto alcance na costa leste do país, segundo informações de militares sul-coreanos. A guarda costeira do Japão também confirmou o disparo.
A ação está sendo interpretada como uma provocação aos Estados Unidos, já que na quinta-feira 29, a vice-presidente norte-americana Kamala Harris visitará Seul e a zona desmilitarizada entre os dois países da península.
O lançamento dos mísseis ocorreu dois dias depois que militares da Coreia do Sul e dos EUA realizaram exercícios navais nas águas da costa leste, usando um porta-aviões. No domingo, o governo de Kim Jong-un, que afirma que jamais irá deixar o programa nuclear, disparou outro míssil balístico em direção ao mar, também na costa leste.
Em um discurso na cidade japonesa de Yokosuka, no domingo 25, Kamala disse que o lançamento do míssil pela Coreia do Norte fazia parte de um “programa de armas ilícitas que ameaça a estabilidade regional e viola várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.
Desde 2006, a Coreia do Norte está sujeita a sanções da ONU, as quais o Conselho de Segurança tem intensificado de forma constante e unânime ao longo dos anos para cortar o financiamento de seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.