google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Defensor público morre ao cair de prédio no Bairro do Estados

Prédio onde o defensor público morava

O defensor público Marcos Romero, de 65 anos, morreu no início da tarde de hoje ao cair de um prédio na avenida Pará, no Bairro dos Estados. Ele ainda chegou a ser socorrido por uma ambulância do Samu, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.         

Marcos estava afastado do trabalho por causa de uma severa depressão. Por isso, cogita-se que a morte dele tenha sido suicídio.

O suicídio é um grave problema de saúde pública; no entanto, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ele pode ser evitados em tempo oportuno, com base em evidências e com intervenções de baixo custo. Para uma efetiva prevenção, as respostas nacionais necessitam de uma ampla estratégia multisetorial.


Tabu – O estigma, particularmente em torno de transtornos mentais e suicídio, faz com que muitas pessoas que estão pensando em tirar suas próprias vidas ou que já tentaram suicídio não procurem ajuda e, por isso, não recebam o auxílio que necessitam. A prevenção não tem sido tratada de forma adequada devido à falta de consciência do suicídio como um grave problema de saúde pública. Em diversas sociedades, o tema é um tabu e, por isso, não é discutido abertamente. Até o momento, apenas alguns países incluíram a prevenção ao suicídio entre suas prioridades de saúde e só 38 países relatam possuir uma estratégia nacional para isso.       

             

CVV – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. O telefone do CVV é 188 e o chat pode ser acessado clicando aqui.https://www.cvv.org.br/

Na política de prevenção e combate ao suicídio, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) dispõe de quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são instituições destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais e persistentes ou que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas.      

Com informações de Parlamentopb



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima