Em mais uma edição do quadro “Dicas de Português”, na Rádio Caturité, o professor Golbery Rodrigues trouxe uma explicação leve e divertida sobre um tema que costuma gerar muita dúvida: as palavras parônimas, aquelas que se parecem na escrita e na pronúncia, mas têm significados diferentes.
Desta vez, o professor destacou a diferença entre “cumprimento” e “comprimento” mostrando como apenas uma letrinha pode mudar totalmente o sentido da frase.
“São palavras parecidas na escrita e na pronúncia, mas com significados diferentes. Vamos desvendar aqui uma dupla: cumprimento e comprimento. A diferença é só uma letrinha, mas o sentido muda totalmente”, explicou Golbery.
De forma didática, o professor deu exemplos práticos para não restar dúvidas: “Cumprimento, com U, vem do verbo cumprimentar, ou seja, saudar, dar um oi, um aperto de mão, um sorriso. Por exemplo: O professor cumprimentou os alunos logo cedo. Já comprimento, com O, vem de comprido, e está relacionado a tamanho, extensão, medida. Exemplo: A ponte tem um comprimento de 300 metros.”


ParaibaOnline/Arquivo
Com bom humor, Golbery ainda brincou com a confusão comum entre as duas palavras: “Tome cuidado para não confundir. Se alguém te dar um comprimento, com O, pode ser uma corda, não um bom dia!”, disse em tom descontraído.
Encerrando o quadro, o professor reforçou o aprendizado de forma simples e objetiva: “Em resumo: cumprimento com U é saudação; comprimento com O é tamanho. Essa é a dica de hoje — e com certeza ela será valiosa para você!”
[ParaibaOnline]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
