Aos 20 anos, Radymilla Camilo, natural de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, está prestes a embarcar para os Estados Unidos após ser aprovada em cinco universidades norte-americanas. Ela vai estudar Ciência da Computação e Design Industrial na renomada Georgia Institute of Technology (Georgia Tech), com bolsa de estudos integral.

Ex-aluna do curso técnico integrado em Edificações no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Catolé do Rocha, Radymilla trilhou um caminho de esforço e superação para alcançar o sonho internacional. Durante dois anos, enfrentou o desafiador processo seletivo das universidades americanas, que inclui provas padronizadas, entrevistas, cartas de motivação e avaliações feitas por comitês internacionais.
“Foi um sentimento surreal. A decisão da Georgia Tech foi uma das últimas que recebi. E, sendo sincera, eu não estava com muitas esperanças. Quando li a primeira palavra da carta de aceitação, ‘Congratulations!’, fiquei extremamente feliz”, contou.
LEIA TAMBÉM: https://mnegreiros.com/aulas-sao-suspensas-apos-casos-de-catapora-em-turma-do-ifpb-de-cajazeiras/
A paixão por tecnologia nasceu ainda no IFPB, onde participou de projetos de extensão e pesquisa, com destaque para desenvolvimento web e robótica. A estudante viu na tecnologia uma forma de transformar realidades sociais e passou a investir em sua formação acadêmica de forma autônoma: estudou inglês sozinha e buscou oportunidades de mentoria para fortalecer sua candidatura internacional.
“Um dos maiores desafios foi começar com um nível intermediário de inglês. Mas o mais difícil foi lidar com as rejeições no primeiro ano de aplicação, principalmente de universidades com as quais eu sonhava. Isso teve um impacto emocional grande”, relatou.
Lidar com as muitas rejeições foi um grande desafio

Aprovada nas seguintes universidades:
Drexel University (bolsa parcial) – 2024
Stetson University (bolsa parcial) – 2024
University of North Carolina at Chapel Hill – 2025
University of Wisconsin-Madison – 2025
Georgia Tech (bolsa integral) – 2025
Ela também entrou na lista de espera de instituições prestigiadas como Washington University in St. Louis, University of Notre Dame, Wellesley College e Wake Forest University.
Radymilla embarca para os Estados Unidos em agosto deste ano e planeja, no futuro, fundar uma startup voltada para ensino de tecnologia e design acessível, com impacto social.
Outra estudante do Sertão também conseguiu bolsa de estudos nos EUA

Outro destaque do IFPB também está brilhando fora do país. Letícia Bezerra, colega de turma de Radymilla, atualmente cursa Engenharia da Computação na Northwestern University, sexta melhor universidade dos Estados Unidos, também com bolsa integral. Letícia já planeja uma viagem acadêmica a Londres com apoio da instituição.
“É muito surreal. Tem sido incrível. Não é fácil, o nível é alto, mas está sendo muito interessante”, disse Letícia.
As histórias das duas jovens representam o poder transformador da educação pública e da dedicação pessoal. Do interior da Paraíba para as melhores universidades do mundo, elas são exemplos de que talento, persistência e acesso à educação de qualidade podem mudar destinos.

Com informações do Jornal da Paraíba
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.