Já foi o tempo em que PT e PMDB da Paraíba trocavam figurinhas. Hoje nada mais normal que um petista confrontar um peemedebista ou vice-versa. Hoje, foi a vez do deputado Anísio Maia (PT) partir pra cima do jovem deputado federal Hugo Motta (PMDB). Médico por formação, Hugo reforço protesto realizado hoje por médicos em João Pessoa contra decisão do governo federal em trazer seis mil médicos cubanos pra suprir a carência de atendimento no interior do Brasil.
Sem pena, Anísio tachou o discurso do peemedebista de reacionário, anticomunista.
“Este tipo de discurso de direita, reacionário, anticomunista, mais se parece com o que dizia a velha UDR. A presidenta Dilma tem a melhor das intenções com esta medida. Não quer passar por cima de ninguém, mas sim levar aos rincões do nosso País médicos que possuem não só qualificação técnica, mas também um profundo senso humanista, pois assim é a formação de um profissional da Medicina em Cuba. É por isto que, naquele País – que sobrevive, há cinco décadas, a um bloqueio econômico e social imposto pelos Estados Unidos – se verificam os melhores índices de IDH do nosso Continente. A saúde e a educação cubanas são um exemplo para todo o mundo. Muito me estranha que um parlamentar do PMDB, da base do Governo Federal, como o deputado Hugo Motta, venha aqui fazer o discurso da UDR, da ultradireita brasileira, questionando desta forma uma política do Governo. Nós estamos abertos ao diálogo, mas um diálogo de argumentos, de alto nível, e não na forma de provocação, como se estivesse ‘jogando pra galera’ por ser ele também um médico”, declarou em nota.
Não satisfeito, Anísio continuou e criticou prefeituras, como a de Patos, onde a família de Hugo Motta,administra há anos, gasta mais com festa do que com contratação de médicos. “Parte do problema das más condições de trabalho para os médicos no interior do Brasil é que muitos prefeitos preferem, por exemplo, gastar 400 mil reais para contratar uma banda de música para um show do que investir na construção e reforma dos postos de saúde, dos hospitais. Também o Governo da Paraíba tem implementado uma política neoliberal de privatizações na saúde, como no caso do Hospital de Trauma, em João Pessoa. O descaso realmente é grande com a população mais pobre e, no caso das cidades do interior, é ainda pior: em Patos, que é a cidade de origem do deputado Hugo Motta e uma cidade-polo da Paraíba, a quantidade de óbitos no Hospital Regional assusta a qualquer um. É contra isso, principalmente, que temos que nos levantar para combate”, declarou.
Fonte: Luís Tôrres
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.