O encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o dos Estados Unidos, Joe Biden, deve acontecer na primeira quinzena de fevereiro. A reunião será nos EUA durante viagem do petista. A informação é do portal G1
As agendas dos presidentes ainda precisam ser acertadas internamente, o que é considerada uma tarefa complexa na avaliação de representantes diplomáticos. Mas o desejo que o encontro aconteça é mútuo.
Em dezembro, a Casa Branca enviou ao Brasil uma delegação para acenar com um convite de Biden para que Lula fosse a Washington, “assim que possível”. Na terça-feira 2, o convite foi reforçado em telefonema entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.
Encontro marcado na Argentina
Antes da viagem aos EUA, Lula deve ir à Argentina, no fim de janeiro, para participar da Cúpula dos Países Latino-Americano e Caribenhos (Celac), além de realizar uma reunião bilateral com o presidente Alberto Fernández. Ainda estão previstas viagens à China e a Portugal.
O Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), havia se excluído da Celac, organização criada em 2010 pelo então ditador da Venezuela, Hugo Chávez, em oposição à Organização dos Estados Americanos (OEA).
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.