[Editado por: Marcelo Negreiros]

Dois dias depois de ser anunciado como padrinho do Time Brasil nas Olimpíadas de Paris, o palestrante Joel Jota renunciou à posição. Os questionamentos feitos por atletas e ex-atletas sobre a carreira do empresário e ex-nadador foram motivos para a sua saída. . As informações são do GE.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou, de forma oficial, na última quarta-feira (17) a escolha de Joel Jota para o cargo de padrinho dos atletas olímpicos brasileiros que irão aos Jogos de Paris 2024. O ex-nadador seria também mentor dos atletas.
Por meio de nota oficial divulgada nesta sexta-feira (19), o COB negou que ele tenha sido escolhido para esse cargo. Paulo Wanderley, presidente do Comitê, disse que Joel Jota não atuaria como mentor dos atletas. Porém, na live do empresário, em que ele recebe o convite do diretor de marketing do comitê, Gustavo Herbetta, é dito que, além de padrinho, ele seria mentor em Paris.
— Agora, queria te convidar oficialmente para ser padrinho do Time Brasil, mas com uma função a mais, diferente dos outros padrinhos, que é ser o mentor do Time Brasil. Não só fazer o que os outros padrinhos e madrinhas fazem, de trazer o público, mas também de estar com o atleta nas nossas bases de treinamento, de falar com os treinadores, de fazer o seu trabalho brilhante lá em Paris – disse Herbetta.
Veja o comunicado de Joel Jota renunciando ao cargo
Por que a escolha de Joel Jota como padrinho do Time Brasil nas Olimpíadas gerou polêmica?
Assim que o anúncio foi feito, atletas e ex-atletas começaram a criticar a escolha do COB por Joel Jota. A maioria dessas críticas eram sobre a carreira do empresário, mas principalmente sobre seu histórico como ex-nadador. A nadadora Joanna Maranhão foi uma das que se manifestou. Ela deu entrevista ao GE.
— Eu reagi à notícia. Quero deixar bem claro que cada pessoa tem a sua grandeza, não meço ninguém pelo que conquistou. E não acho que necessariamente tem que ter vivido o esporte. Mas esse é um trabalho (de mentoria) muito sensível, uma especialidade muito importante. Uma pessoa ser anunciada para isso a 100 dias dos Jogos e ainda mentindo currículo? Precisamos entender que a relação com psicólogo ou mentor é algo que se constrói, um trabalho de longo prazo — concluiu a nadadora.
Desde que começou sua carreira como palestrante, Joel Jota sempre fez questão de dizer que era ex-nadador da seleção brasileira. Em seu site, havia uma informação de que ele era “um dos nadadores mais rápidos do mundo”. Essa informação foi apagada depois da polêmica dos últimos dias.
O ex-nadador falou com a Folha de São Paulo e disse que houve um “ruído na comunicação”. Jota disse que era um ex-nadador da seleção brasileira, mas não da olímpica. Além disso, ele respondeu que nunca inventou seu currículo e que existem várias seleções brasileiras.
Veja nota oficial divulgada pelo COB
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informa que o influenciador digital Joel Jota não irá mais participar do Programa de Padrinhos e Madrinhas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A função não prevê remuneração de qualquer espécie.
Joel Jota havia sido convidado pelo comitê para ser Padrinho da delegação brasileira por sua atuação nas redes sociais. Na noite de quinta-feira, dia 18, ele renunciou à posição.
Diferentemente do que havia sido anunciado pela diretoria de marketing em entrevista ao canal do influenciador, Joel Jota não prestaria mentoria aos atletas e demais integrantes da delegação em Paris.
O trabalho de preparação mental dos atletas brasileiros é realizado exclusivamente pela equipe de psicólogos do esporte do COB e das Confederações Brasileiras Olímpicas que possuem uma relação de longo prazo com seus atletas.”
Quem é Joel Jota?
Em seu perfil no Instagram, Joel Jota se define como empresário e ex-Nadador da seleção brasileira. Influenciador digital e palestrante com mais de 10 milhões de seguidores em todas as redes sociais, ele se intitula no próprio site como “o maior especialista em performance do Brasil”.
Foi nadador, professor universitário e coordenador do Instituto Neymar por quatro anos. Além disso, ele é escritor, investidor e mestre em Ciências do Esporte. Assim como também costuma promover lives e também tem um podcast onde fala e entrevista convidados sobre temas variados, que vão desde performance a empreendedorismo.
Leia também: https://mnegreiros.com/ex-nadadora-diz-que-sentiu-extremo-desconforto-ao-dividir-vestiario-com-trans/
[Redação]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.