Esqueleto de possível maior dinossauro da Europa é encontrado

Foi durante uma campanha de escavação no sítio arqueológico de Monte Agudo, em Portugal, que uma equipe de paleontólogos encontrou o esqueleto de um dinossauro que pode ser o maior já descoberto na Europa.

Os cientistas acreditam que o esqueleto fossilizado pertença a um Sauropoda, grupo de dinossauros herbívoros de grande porte que possuem pescoço e cauda compridos, além de uma cabeça pequena. Segundo a equipe, o animal tinha cerca de 25 metros e viveu entre o Jurássico Superior e o Cretáceo.

“Toda a costela era muito massiva. Nós começamos a escavar e o osso continuava e continuava, o comprimento realmente não parava de aumentar”, explica a paleontóloga Elisabete Malafaia, pesquisadora do Instituto Dom Luís, da Universidade de Lisboa.

Os pesquisadores envolvidos com a descoberta afirmaram que o fóssil foi localizado em boas condições de preservação. De acordo com eles, o processo começou praticamente por acaso, quando um morador encontrou os vestígios enquanto fazia uma construção em seu terreno. Em seguida, o proprietário entrou em contato com a universidade, que já vinha realizando escavações na região.

Depois da descoberta, os restos mortais vão ser analisados para descobrir se o dinossauro já é conhecido ou se pertence a uma nova espécie. “É um dos maiores espécimes conhecidos em nível europeu, talvez mundial”, afirma Elisabete Malafaia. 

Source link


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima