As forças militares dos Estados Unidos na Síria capturaram um dos principais líderes do Estado Islâmico nesta quinta-feira. Nenhum oficial ficou ferido na operação, segundo informou a coalização internacional liderada pelos norte-americanos.
O líder do Estado Islâmico foi capturado em uma operação terrestre no noroeste do país, na manhã de quinta-feira. O terrorista, que não teve a identidade revelada, era um dos principais especialistas em fabricação de bombas do grupo.
“As forças da coalizão detiveram um líder sênior do Estado Islâmico durante uma operação na Síria em 16 de junho”, afirmou um comunicado da coalização militar internacional liderada pelos Estados Unidos.
“O indivíduo detido foi avaliado como um experiente fabricante de bombas e facilitador que se tornou um dos principais líderes do grupo na Síria.”
O comunicado de imprensa também afirmou que nenhum civil foi ferido durante o ataque, e todos os equipamentos norte-americanos não tiveram danos.
“A missão foi meticulosamente planejada para minimizar o risco de danos colaterais, particularmente qualquer dano potencial a civis. Não houve feridos durante a operação.”
Esta é a segunda captura de um líder de primeiro escalão do Estado Islâmico neste ano. Em fevereiro, a Casa Branca anunciou que outro terrorista do grupo havia sido morto durante uma operação na Síria.
“As forças da coalizão continuarão a trabalhar com nossos parceiros, as Forças Democráticas da Síria e as Forças de Segurança do Iraque, para caçar os remanescentes do Estado Islâmico onde quer que se escondam para garantir a derrota duradoura do grupo”, conclui a nota da coalizão nesta quinta-feira.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.